UEMA participa de Seminário do Mais IDH

Por em 18 de julho de 2017

seminariomaisidh

Com o objetivo de apresentar uma avaliação estratégica do Mais IDH, o Governo do Maranhão, por meio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) e da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), realizou nesta segunda-feira (17),no Palácio dos Leões, o seminário Mais IDH.

Participaram do evento o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, o presidente do Imesc, Felipe de Holanda, o secretário adjunto de Promoção de Mais IDH, Bruno Lacerda, o Pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis da UEMA, Paulo Catunda, o gerente do Núcleo Geoambiental da UEMA, Jucivan Ribeiro Lopes, os professores Luiz Jorge Dias e João Firminiano da UEMA, além de representantes dos Comitês Gestor e Executivo e de órgãos estaduais e municipais.

Durante o seminário foram apresentados os resultados realizados pelo Imesc sobre as ações do plano Mais IDH, além de propostas de planejamento territorial para o plano.

O Plano Mais IDH é uma estratégia do Governo do Estado para redução da extrema pobreza, com promoção de justiça social e cidadania para as populações mais vulneráveis, que visa aumentar os indicadores de desenvolvimento nas 30 cidades com os menores índices do estado.

A UEMA está participando do “Plano MAIS IDH” por meio de ações extensionistas do Programa Institucional Mais Extensão Universitária, onde acadêmicos e professores da UEMA estão desenvolvendo projetos em 20 dos 30 municípios do plano. Mais de 40 profissionais e 183 alunos da UEMA estão envolvidos no “Mais Extensão”.

Mais Extensão

O Programa Mais Extensão é realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, em parceria com Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP). O propósito do “Mais Extensão” é apoiar as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano, materializadas no Programa Mais IDH do Governo Estadual. O Índice de Desenvolvimento Humano é uma medida resumida do progresso em longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde.

O Projeto Mais Extensão teve edital de abertura em Dezembro de 2015. Após processo de inscrição e seleção, foram aprovados 43 projetos, com ação em 20 municípios.