UEMA recebe representantes do Conselho Estadual de Educação

Por em 11 de julho de 2017

IMG_3016A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) recebeu, na manhã desta terça-feira (11), a comissão do Conselho Estadual de Educação, na Sala de Reunião da Reitoria.

Durante o encontro, os gestores, pró-reitores e assessores puderam apresentar o projeto de recredenciamento da Instituição.

“Foi um momento oportuno de apresentação da UEMA no seu aspecto institucional, sobre as informações que dizem respeito à graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, além dos dados de infraestrutura e de pessoal. Contextualizamos a comissão sobre a dimensão do trabalho que eles têm pela frente, ao mesmo tempo em que a Universidade se coloca à disposição para os esclarecimentos e para as complementações de informações”, pontuou o reitor Gustavo Pereira da Costa.

A apresentação detalhou as atividades e os dados das pró-reitorias de Graduação (PROG), de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), de Planejamento (PROPLAN), de Administração (PRA), sobre a Infraestrutura dos Centros e sobre a Comissão Própria de Avaliação.

Para a presidente da Comissão, Madalena Neves, a explanação sobre o funcionamento da Universidade e seus dados institucionais foi essencial para a avaliação.

“Essa apresentação foi fundamental, pois foi muito explicativo e fez com que a gente conhecesse já um pouquinho da UEMA para desenvolver melhor nosso trabalho avaliativo”.

Como parte do processo de avaliação, a Comissão do Conselho Estadual de Educação vai desenvolver uma agenda junto à comissão interna da UEMA para ajustar um calendário de visitação a alguns dos campi da Universidade.

Recredenciamento

O Recredenciamento é o ato pelo qual o Conselho Estadual de Educação, no âmbito de sua jurisdição, renova o direito de funcionamento a instituição de educação superior estadual ou municipal, credenciada ou regularmente autorizada.

Para que uma instituição seja recredenciada, é necessário cumprir uma série de critérios estabelecidos pelo Conselho, como infraestrutura física adequada, qualificação acadêmica, atividades de iniciação científica, dentre outros.

Texto: Carol Ribeiro

Foto: Edson Costa