Comitiva de Professores da UEMA viajará à República Cubana para realizar pesquisas

Por em 31 de agosto de 2017

CapturarUma comitiva de professores do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA), da Universidade Estadual do Maranhão, participarão de atividades de pesquisa em Havana, na República Cubana, durante os dias 07 a 17 de setembro.

As atividades em Havana estão dentro de uma parceria firmada entre o Instituto Cubano de Investigación Cultural Juan Marinello, como explica a professora Helciane Araújo, integrante da comitiva.

“Esse é um trabalho que já vem sendo feito pelo Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia. A Cartografia tem vários trabalhos iniciados em vários países da América Latina, e estamos indo com mais uma comitiva na perspectiva de fazer o lançamento dos produtos que já foram produzidos lá, como fascículos, livros, além de fazer intercâmbio com algumas universidades e trocar experiências. Levar pra eles a nossa experiência com mapeamento com Nova Cartografia Social aqui no Brasil e também ver quais são as experiências que eles têm com a Nova Cartografia lá em Cuba”, pontuou a docente.

Entre as atividades destaca-se o Seminário Internacional Cartografías sociales y miradas de las comunidades, que acontecerá no Instituto Cubano de Investigación Cultural Juan Marinello; o lançamento dos boletins informativos, publicados no âmbito do Projeto de Pesquisa Cartografia da Cartografia: Síntese de Experiências (UFAM, UEMA, UFPA, UFMA, UEMA): Iroko, el espirito de lo sagrado – identidade de la comunidad de La Ceiba, Balcón Arimo, La Havana e La Marina – Barrio, Identidad, Religión y Tradición.; o Taller: Identidades Locales, pertenencia y territorio en la Cartografía Social; e visita ao Instituto Cubano de Antropologia e ao Instituto Fernando Ortiz.

“Essa viagem é importante na medida em que o Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social da Amazônia se propõe a ser um programa voltado para povos e comunidades tradicionais. É importante para que o Programa amplie suas relações com outras universidades, e principalmente com outras experiências que existem nesse sentido, não só com Cuba, mas com outros países também”, destacou Helciane.

A comitiva que viajará à Cuba é composta também pelos professores Cynthia Martins (Coordenadora do PPGCSPA), Arydimar Gaioso (Coordenadora do recém aberto Curso de Ciências Sociais em Caxias), Alfredo Wagner B. de Almeida (coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia), Elizabeth Acevedo Marin, Jurandir Novaes, Emmanuel Farias Júnior, Sheilla Dourado e Bárbara Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (PPGCSPA).

Texto: Carol Ribeiro