Curso de História realiza Semana de Calouros 2017.2

Por em 10 de agosto de 2017

O Curso de História da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) organizou uma programação especial para recepcionar os alunos ingressantes no segundo semestre de 2017. A programação acontece entre os dias 14 e 18 de agosto e conta com palestras, debates e exibição de filmes.

Na segunda-feira (14) será realizada a palestra “Ensinar história para o Fundamental II: desafios do livro didático”, com o professor Ronaldo Vaindas (UFF) e na quinta-feira (17) a professora Nívia Pombo (UERJ) ministrará a palestra “Circuitos políticos e formação ilustrada: notas sobre a educação das elites governativas no final do século XVIII”.

A Semana é aberta à comunidade acadêmica e será realizada no Auditório do Curso de História, localizado na Rua da Estrela – 329, Centro Histórico.

Confira a programação completa:

Segunda feira (14/08) Terça – feira (15/08) Quarta feira (16/08) Quinta-feira (17/08) Sexta feira (18/08)
07h30 min – Apresentação do período organizador, dos calouros e professores.

Coffee Break

09h30 min: Palestra Ronaldo Vainfas (UFF): Ensinar História para o Fundamental II: desafios do livro didático.

07h30 min – Apresentação da biblioteca e informes

08h30 min – Tour pelo Prédio do Curso de História

▪ 09h15 min – Apresentação dos Núcleos de Pesquisa

07h30 min – Visita ao Arquivo Público

10h – Aula com Profº Ricardo Carvalho

TEMA: História e Literatura

09h – Apresentação dos funcionários do curso – informes da secretaria do curso

10h – Professora Dra. Nívia Pombo, da UERJ

▪12h – Almoço coletivo

▪14h Cine Clube e logo após debate com o grupo “Mulheres da História”.

08h Oficina I: Artesanato

▪10h Oficina II: Desenho e Pintura com Regina Borba