Data Center e prédio da PRA e PROPLAN são entregues a comunidade universitária

Por em 22 de agosto de 2017

IMG_8332Gestores, diretores e professores da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) acompanharam, na tarde de ontem (21), a solenidade de inauguração do Data Center – Centro de Processamento de Dados, no prédio do NTI/PROPLAN e do prédio das Pró-Reitorias de Planejamento e de Administração (PROPLAN/PRA), espaços que passaram por serviços de reforma e ampliação no Campus Paulo VI da Universidade.

Data Center, ou Centro de Processamento de Dados, é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, onde estão abrigados todos os servidores e equipamentos que concentram as funções de rede e TI da UEMA.

20170821_164850O Data Center gera a proteção dos sistemas e dos dados da Universidade. Com a sala de servidores, nós vamos ter mais garantias da proteção dos dados, que estarão bem armazenados e com a certeza, que eles poderão ser recuperados em uma eventual falha, além da garantia de mais disponibilidade do sistema. Ou seja, se houver alguma falha, quer seja de energia, quer seja de rede, esses sistemas continuarão funcionando, por conta das redundâncias elétricas e de link de internet”, destacou o coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, Luís Carlos Fonseca.

A partir do projeto arquitetônico produzido pela prefeitura do Campus, os espaços das Pró-Reitorias de Administração e Planejamento (PRA e PROPLAN) foram recuperados, e irão permitir a melhoria dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica, com uma infraestrutura adequada para o desenvolvimento de suas atividades administrativas.

A prefeita de Campus, Fabíola Aguiar destacou, “é com grande satisfação que entregamos essa obra que se apresentou como uma tarefa árdua, pois foi realizada com pessoas trabalhando dentro das salas, mas o resultado foi a contento, dentro das nossas possibilidades. Estamos aqui deixando um presente para quem trabalha aqui, com um ambiente mais agradável. Espero que vocês tenham gostado e possam compartilhar em conjunto desse espaço”.

De acordo com o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, “hoje, além da alegria, estamos com o sentimento de dever cumprido, com vistas as melhores condições de trabalho e de prestação de serviços. Nosso Campus está vivendo um processo de transformação, e quero sublinhar que mesmo em um período de profunda crise, está sendo possível fazer isso. Que todos possam usufruir deste espaço de convergência, que nos traz a representatividade de ser de todos e que seja, um espaço que nos faça lembrar que um trabalho individual, não supera e jamais irá superar o trabalho de todos, em que todos se dão as mãos para que no final nossa Universidade brilhe e que possa ser mais respeitada e acreditada”.

Por: Karla Almeida

Fotos: Rafael Carvalho