Encerrada temporada de planejamento da Universidade Estadual do Maranhão

Por em 24 de agosto de 2017

Chega ao fim a Temporada de Planejamento da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com vistas à execução do seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) no ano de 2018. As ações programadas estão contidas no Plano de Gestão Anual (PGA) de cada unidade gerencial da estrutura organizacional da Universidade e subsidiam a formulação da Proposta Orçamentária para o próximo exercício financeiro.

A Temporada de Planejamento compreendeu o período de 45 dias imediatamente após a realização do III Simpósio de Planejamento Institucional realizado nos dias 19 e 20 de junho e constituiu-se em um conjunto de reuniões realizadas ao longo de todo o primeiro semestre de 2017 com o propósito de mobilizar alunos, professores e técnico-administrativos de todos os campi em torno do reposicionamento estratégico da UEMA.

A equipe da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), responsável pela organização do PGA, informou que foram realizadas 45 reuniões mobilizadoras em todos os 18 campi da UEMA, além dos seus 4 Centros de Ciências, Biblioteca Central, Ouvidoria, Prefeitura, Assessorias e Núcleos especializados no Campus Paulo VI em São Luís. Os esforços empreendidos promoveram ao longo desse período o agrupamento de cerca de 1200 membros da comunidade universitária com uma média de 40 horas de trabalho por unidade organizacional.
O Prof. Roberto Serra, pró-reitor da PROPLAN, registra que “os resultados alcançados nessa etapa revelam a dinâmica e o espírito de uma Universidade pulsante em franco desenvolvimento”.

Os planos apresentados agora serão analisados preliminarmente pela equipe técnica da PROPLAN e, em seguida, cooperativamente, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), para a verificação da adequação das ações propostas em relação ai Relatório de Autoavaliação Institucional. Feitas as análises técnicas, um Comitê orçamentário-financeiro procederá ao julgamento de mérito das proposições à luz das definições estratégicas do PDI, considerando os critérios da razoabilidade e da economicidade. Os planos aprovados serão detalhados operacionalmente a partir de setembro e constituirão o orçamento da UEMA no ano de 2018.

Na avaliação do Reitor, Prof. Gustavo Costa, a Temporada de Planejamento representa um momento único nas rotinas dos gestores da Uema, ante ao paulatino movimento de profissionalização da gestão universitária. Segundo ele, “as decisões contidas no Plano de Gestão Anual de todos que participaram dessa construção coletiva, conduzirão firmemente a Uema na direção de um futuro promissor, que haverá de gerar transformações ainda maiores do que já formos capazes de realizar nos últimos 35 anos de jornada”.

Assista ao vídeo do nosso Reitor falando a esse respeito em nossas redes sociais.