Professor da UEMA toma posse na Academia Maranhense de Letras

Por em 10 de agosto de 2017

Posse do professor Manoel Aureliano, do CCSA, na AML (32)

Na noite dessa quarta-feira (9), o professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), juiz de direito e escritor, Manoel Aureliano Ferreira Neto, tomou posse na Academia Maranhense de Letras (AML), na cadeira número 9, patroneada pelo poeta Gonçalves Dias.

O professor foi eleito no último mês de março, com 26 votos pelos acadêmicos da AML, concorrendo com a professora e escritora Azenate de Oliveira Sousa, para a vaga deixada por José Maria Ramos Martins. A cadeira ocupada pelo magistrado, que já pertenceu a Catulo da Paixão Cearense e ao historiador Mário Meireles, foi fundada por Inácio Xavier de Carvalho.Posse do professor Manoel Aureliano, do CCSA, na AML (47)

Segundo o professor Aureliano, tomar posse na AML é muito importante para sua vida acadêmica e literária, e, além disso, traz motivação e desejo de mobilidade para continuar militando no universo intelectual. “Chegar à Academia Maranhense de Letras coroa minha vida não só de professor, mas de intelectual, sem considerar que isso represente uma vaidade e, sim, um processo natural”, disse o professor. Ele declarou, ainda, que esse novo horizonte demonstra-lhe uma grande responsabilidade, sobretudo naquilo que escreve, no que pensa, “porque quem escreve não escreve para si, mas para as pessoas, para a sociedade”, aponta o imortal.

Conforme explica o reitor Gustavo Pereira da Costa, para a Universidade Estadual do Maranhão é uma honra ter o professor Manoel Aureliano como o mais novo acadêmico da Academia Maranhense de Letras. “A AML fez uma escolha justa em razão da capacidade intelectual e dos atributos morais, éticos e profissionais do professor Aureliano. Estive presente na cerimônia para prestigiar o colega professor e, ao mesmo tempo aplaudi-lo, bem como cumprimentar a Academia, na pessoa do professor Benedito Buzar, que é uma instituição que visa a preservação e a promoção da nossa cultura e das tradições literárias do nosso estado”, destacou o reitor.

Posse do professor Manoel Aureliano, do CCSA, na AML (46)O professor e juiz de direito Manoel Aureliano Neto, do 8° Juizado Cível de São Luís, integra também a Academia Imperatrizense de Letras e a Academia Maranhense de Letras Jurídicas. É autor dos livros “A aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade nas relações de consumo” (2008), “Juizados Especiais Cíveis e o novo CPC” (2015), “Crônicas e reflexões”, “Canções de uma vida”, e em coautoria “Contos de Imperatriz”.

Participaram também da solenidade, o ex-reitor da UEMA, José Augusto Oliveira, os professores Iran Passos (Letras), José Antonio (Ciências Sociais), Vanda Rocha (Letras), Protásio dos Santos (Administração), além de acadêmicos da AML, juízes, promotores e convidados.

Texto: Alcindo Barros