Professores e estudantes da UEMA participam do 31º Colóquio Brasileiro de Matemática

Por em 10 de agosto de 2017

Foto31CBM_1Professores e estudantes da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) apresentaram pesquisas durante no 31º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM), que aconteceu no Rio de Janeiro. O CBM é a mais abrangente reunião científica da comunidade matemática brasileira, e conta com a participação de alunos de graduação e pós-graduação de todo o país, além de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, de renome internacional.

A estudante do Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas, Dayane Cristhny Sousa Piedade, e o professor do Departamento de Matemática, João Coelho Filho apresentaram o trabalho intitulado “Correção de erros em Códigos Convolucionais de Memória Unitária via Transformação Armadilha”. Já o estudante Rodrigo dos Santos Mendonça, do Curso de Matemática e bolsista PIBIC, apresentou, o trabalho intitulado “Criptossistemas de chaves públicas utilizando o problema da mochila em códigos convolucionais”.

“A participação dos alunos e professores na pesquisa formam instrumentos valiosos para aprimorar as qualidades desejadas na formação profissional de graduação e pós-graduação, além de estimular e iniciar a formação dos mais talentosos e vocacionados para a pesquisa” aponta João Coelho, orientador nos trabalhos que geraram as duas produções acadêmicas apresentadas no evento.

O professor João Coelho, coordenador do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) e o vice coordenador José Antônio Marão, participaram de reunião com o presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), Hilário Alencar (UFAL), para ampliar a parceria da UEMA com o IMPA e a SBM. A Universidade já mantém parceria com a SBM e o IMPA através do PROFMAT e do Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM).

Pela proposta, a UEMA vai colaborar com a matemática no Maranhão através da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e do Programa de Iniciação Científica Junior em Matemática (PIC), que será submetida à comissão organizadora da OBMEP e do PIC.