UEMA outorga o grau de mais de 470 alunos em São Luís

Por em 11 de agosto de 2017

IMG_7642

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou na noite de ontem (10), no Ginásio Castelinho, em São Luís, a cerimônia de colação de grau de mais de 470 formandos do primeiro semestre de 2017.

A outorga foi concedida a alunos de 30 cursos de graduação da UEMA: Administração Bacharelado, Administração Pública Bacharelado, Arquitetura e Urbanismo Bacharelado, Agronomia, Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, Ciências Licenciatura em Biologia, Ciências Licenciatura em Física, Ciências Licenciatura em Química, Ciências Sociais Bacharelado e Licenciatura, Direito Bacharelado, Enfermagem, Engenharia Civil Bacharelado, Engenharia da Computação Bacharelado, Engenharia Mecânica Bacharelado, Engenharia da Pesca Bacharelado, Engenharia da Produção Bacharelado, Física Licenciatura, Formação de Oficiais – Bombeiro Militar Bacharelado, Formação de Oficiais – Polícia Militar, Geografia Licenciatura e Bacharelado, História Licenciatura, Letras Licenciatura, Matemática Licenciatura, Medicina Veterinária Bacharelado, Pedagogia Licenciatura, Química Licenciatura, Zootecnia Bacharelado e Curso Sequencial de Educação Superior com Formação específica em: Gestão de Segurança do Trabalho, Administração de Negócios e Secretariado Bilíngue.

Com a presença de professores, gestores e servidores da UEMA; além de autoridades e familiares dos formandos, o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, afirmou que os formandos eram as grandes estrelas da noite, com seus sonhos e suas esperanças para o futuro. “O momento de hoje é especial, pela conquista pessoal resultante do esforço e do sacrifício de um projeto de vida que resultou no encerramento de um ciclo e início de uma trajetória profissional, conforme as escolhas que fizeram. A partir de agora, vocês seguem um novo caminho, não é um capítulo final e sim um novo capítulo que estão escrevendo”.

IMG_7570O Reitor ratificou “arrisco dizer hoje, que é um momento também de conquista social, é um momento que está Universidade, no esplendor dos seus 35 anos de existência, presta contas ao povo do Maranhão, pois só nesta noite, só em São Luís, devolve para a sociedade perto de 500 novos profissionais, isso mostra a força e o comprometimento desta Instituição com a formação de novos profissionais, com a Ciência, com a diminuição das desigualdades, com a criação de mais oportunidades e em última análise, fazendo o seu papel, contribuindo ao seu modo para que tenhamos mais qualidade”.

“Vocês acreditaram na UEMA e estão criando condições para uma existência melhor para cada um. Tenho honra e orgulho de participar de um momento como esse que tem muitas felicidades compartilhadas”, finalizou Gustavo Pereira da Costa.

O orador oficial dos formandos foi o concludente Jadiel Silva Leite, do curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar. Em seu discurso, ele enfatizou: “Todos sabemos que não foi fácil chegar até aqui, ao final de tudo, podemos olhar para nós mesmos e perceber que crescemos. Daqui levamos o básico para iniciar uma carreira de sucesso, mas depende de cada um a construção do seu futuro, adquirimos também uma grande responsabilidade e devemos fazer jus a isso, em nossas atitudes daqui pra frente”.

A paraninfa oficial da cerimônia foi a professora Ligia Tchaicka, do curso de Ciências Biológicas representando os demais paraninfos. Em sua mensagem aos formandos, ela ressaltou: “Sinto-me honrada por representar os demais paraninfos desta noite, e assim também meus colegas professores da UEMA. É preciso celebrar a formatura, pois além da importância pessoal, esse é um momento valioso para a sociedade, que hoje recebe novos profissionais. Orgulhem-se da profissão que escolheram, orgulhem-se da formação que receberam, ela é o produto da nossa dedicação como professores. Orgulhosa está a Universidade, pois está cumprindo seu papel. Orgulhem-se desta Universidade: conosco vocês fizeram a UEMA. Desejo muito sucesso a todos vocês, o que importa na vida não é o ponto de partida, mas sim a caminhada, caminhando e semeando, um dia terão o que colher”.

IMG_7781O juramento foi prestado pela concludente Juliana Fernanda Coelho Couto, do curso de Engenharia Civil.

Neste semestre, o título de mérito acadêmico foi concedido a aluna Lívia Cristina Silva Reis do curso de Letras Licenciatura Em Língua Portuguesa E Literaturas. Esse título é dado ao aluno em destaque e reconhecimento ao seu desempenho ao longo do curso de graduação. Lívia Reis teve o melhor coeficiente de rendimento dentre todos os formandos concludentes da noite. A entrega do troféu de mérito acadêmico foi entregue pelo Reitor da Universidade.

Próximas colações da UEMA:

16 de Agosto – Campus Santa Inês

17 de  Agosto – Campus Bacabal