UEMA realiza cerimônia de abertura do estágio curricular (internato) do Curso de Medicina

Por em 8 de agosto de 2017

IMG_3331A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, nessa segunda-feira (07), a Cerimônia de abertura do estágio obrigatório (Internato), do Curso de Medicina do Campus Caxias, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).

Ao todo, 27 estudantes realizarão o estágio nas unidades de saúde de São Luís, como explica o coordenador de estágio obrigatório em São Luís, Ali Moreira:

“O Curso de Medicina da UEMA tem, a partir do 9º período, o planejamento em atividades práticas nas unidades de saúde. O Internato abrange as áreas de Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e a Clínica Obstétrica, que contabilizam 550 horas. Já os estágios menores abrangem áreas como UTI, Pronto Socorro, Doenças Endêmicas e o Programa Saúde na Família. Essa é uma fase decisiva para o aluno, porque ele consegue aplicar todo o seu conhecimento adquirido durante os quatro anos de curso, para que ele se torne um bom médico”, pontuou.

Durante a recepção aos estagiários, a pró-reitora de Graduação, Andrea Araújo, enfatizou a relevância do processo de estágio curricular enquanto campo real de ensino-aprendizagem dos conhecimentos técnicos adquiridos na graduação.

IMG_3304“Esta cerimônia para nós é de grande importância. A formação do médico prevê estágio obrigatório em diferentes cenários da prática profissional, e assim tem sido conduzido com a participação de preceptores do serviço de saúde. Temos buscado as interlocuções e estratégias necessárias para que possamos ofertar e dar dinamismo ao estágio da melhor forma possível”.

Para a estudante Priscilla Viana, além de possibilitar o aprendizado na prática, o estágio ajuda na escolha da especialidade que pretende seguir:

“Nossa curva de aprendizado cresce absurdamente com a realização dos estágios. Ainda estou em dúvida quanto à minha área de especialização, mas à medida que vamos conhecendo as áreas, vamos estreitando nossas escolhas. Por isso é tão importante passarmos por cada um desses ciclos”.

Texto: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Costa