UEMA realiza itinerância no Campus de Balsas

Por em 31 de agosto de 2017

IMG_20170831_110842961A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Programa Reitoria Itinerante, está nesta quinta-feira (31), com uma grande equipe, que envolve pró-reitores, técnicos e assessores, no Campus de Balsas, para discutir com a comunidade as necessidades estruturais e acadêmicas do Campus.

Participam das atividades o reitor Gustavo Costa, o vice-reitor Walter Canales, os pró-reitores Gilson Mendonça (PRA), Paulo Catunda (PROEXAE), a coordenadora de Pós-Graduação, Rita Seabra, representando a PPG, a arquiteta Cintya Fonseca, representando a Prefeitura de Campus, e outros assessores da PROG, da AGA, do NAU, do UEMANET, do Protocolo, da ARI e da Assessoria de Comunicação.

Para o reitor, o projeto Reitoria Itinerante tem permitido uma importante aproximação da administração central com a direção dos campi, professores e alunos, o que tem sido possível perceber uma melhoria do processo gerencial. “Isso está facilitando a resolução de várias questões de forma imediata dentro da política de investimento da UEMA”, informa o professor Gustavo.IMG_0456

“Podemos ver os resultados do nosso trabalho, que são concretos, e estamos hoje em Balsas para dar continuidade a essa iniciativa, a exemplo do que aconteceu no Campus de Presidente Dutra, onde estamos com uma reforma sendo concluída, autorizada quando estivemos lá. Também quero citar Caxias, que colhe os frutos da nossa itinerância”, explica o professor.

Ele ainda declara: “Nossa equipe tem tido uma experiência exitosa e produtiva. Aqui em Balsas, podemos contemplar uma gestão de transformação, a do professor Luciano e, por isso, quero parabenizá-lo, pois vemos o Centro completamente remodelado e modernizado, com novos espaços para a Biblioteca e para a pós-graduação, entre outros. A comunidade local está de parabéns”.IMG_0434

O diretor do Campus, Luciano Marques, disse que a chegada da Reitoria Itinerante é motivo de grande satisfação para toda a comunidade da UEMA em Balsas. “Essa é uma forma de aproximar professores, alunos e servidores da universidade, já que Balsas fica tão distante do Campus Paulo VI, onde está localizada a administração central. Com a presença do reitor e sua equipe aqui, temos a oportunidade de conhecer os nossos gestores e tirar as dúvidas que ainda persistam. Hoje temos um terreno onde será construído um novo prédio da instituição, concretizando, assim, uma reivindicação antiga de alunos e professores”, declara o diretor.

IMG_0361Segundo a professora do Curso de Letras, Marta Piovisan, há de nossa parte uma luta para que a universidade seja reconhecida e que ela tenha seu espaço na comunidade. “Essa ação do reitor e de sua comitiva nos ajuda a melhorar essa condição, descentraliza a administração central, e nos dá um maior suporte, nos aproxima mais, resolve nossos problemas e visualiza nossas dificuldades”, explica a professora.

Conforme explica a aluna Jeane Martins, do 9º período de Letras, os alunos do Campus de Balsas, sempre se sentiram separados da reitoria da universidade, pelo fato de estarem distantes da administração superior. “Para nós, alunos,IMG_20170831_150913436 viver este momento e ter todo mundo aqui, reitor, vice-reitor, pró-reitores, assessores e técnicos da instituição é gratificante e, além disso, poder reivindicar aquilo que sentimos falta nos deixa de certa forma gratos à UEMA, porque antes era bem mais difícil”, revela Jeane.

O reitor ainda aproveitou a oportunidade para visitar as instalações do prédio do CESBA, reunir com professores, alunos e visitar o terreno doado pelo empresário Marcos Mello, onde será construída a nova sede do Campus da UEMA em Balsas.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Luis Paulo