UEMA realiza IV Simpósio de História Contemporânea e I Colóquio de História das Américas do Norte e do Nordeste

Por em 28 de agosto de 2017

simposiohistA Universidade Estadual do Maranhão, por meio Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea (NUPEHIC), realizará entre os dias 20 a 22 de setembro, o IV Simpósio de História Contemporânea e I Colóquio de História das Américas do Norte e do Nordeste, intitulado “O BRASIL E AS AMÉRICAS: PERSPECTIVAS DE PESQUISA E ENSINO”.

O evento é resultado do contato acadêmico entre professores de História das Américas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, durante o XII Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), realizado em julho de 2016.

O principal objetivo dos organizadores consiste em criar um espaço de divulgação de pesquisas e projetos de ensino desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior dessas regiões para estimular e facilitar intercâmbios de diferentes naturezas, tais como: formação de núcleos e/ou laboratórios de pesquisa em parceria, organização de novos eventos relacionados com a área, participação em bancas de qualificação e defesas de pesquisas de mestrado e doutorado, entre outras atividades.

Espera-se que assim estudantes de graduação e pós-graduação encontrem condições mais profícuas para dar continuidade a projetos de pesquisa na área de História das Américas em suas universidades e/ou em instituições próximas geograficamente.

O IV Simpósio de História Contemporânea e I Colóquio de História das Américas do Norte e do Nordeste é a primeira realização de alcance nacional promovida pelo Laboratório de Estudos de História Latino-americana (LEHLA), criado em 2015, e que integra o Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea (NUPEHIC) da UEMA.

A realização do evento contou com o apoio da Fundação do Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Os interessados em participar do IV Simpósio de História Contemporânea eI Colóquio de História das Américas do Norte e do Nordeste podem acessar o site do evento: http://nupehic.net.br/