35 anos da UEMA rende homenagem na Câmara dos Deputados

Por em 25 de setembro de 2017

As comemorações pelos 35 anos da Universidade Estadual do Maranhão, que foram iniciadas em Março, com o lançamento do Selo UEMA 35 anos, terão continuidade até o mês de dezembro.

Nesse ínterim, a Câmara dos Deputados, em Brasília, fez jus à importância regional da UEMA e homenageou a Instituição, no último dia 19, em sessão solene no Plenário Ulysses Guimarães. O requerente da sessão foi o deputado Waldir Maranhão, ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, foi um orgulho muito grande para a Instituição receber essa homenagem pela Câmara dos Deputados, que representa constitucionalmente o povo brasileiro. “Essa foi uma homenagem de reconhecimento público da trajetória e do trabalho que a UEMA vem desenvolvendo ao longo desses 35 anos”, frisou.

IMG_4339

Ele destacou ainda a importância da Instituição para o estado maranhense: “a nossa Universidade é responsável pela formação profissional de mais de 80 mil cidadãos. Digo isso com muito orgulho e certo da responsabilidade que a UEMA tem na sociedade maranhense. Não há um município do Estado do Maranhão que não tenha professores formados pela UEMA, principalmente pelos programas de formação de docentes, tradição em nossa Instituição”, ressaltou.

O reitor sublinhou que A UEMA, indiscutivelmente, é hoje um bem público do estado do Maranhão. “A Universidade Estadual do Maranhão é uma Instituição social que acomoda e inclui segmentos outrora excluídos: indígenas, quilombolas, idosos…Seja nos nossos curso de graduação e pós-graduação, seja em programas de extensão. A demonstração desse papel estruturante no desenvolvimento social, humano e político do nosso Estado, revela a reafirmação diária do nosso compromisso com todos e para todos a quem se destinam os benefícios oriundos dos trabalhos que fazemos na nossa Instituição”, pontuou.

A bancada federal maranhense prestigiou a sessão solene em homenagem a UEMA, entre eles; o vice governador do Maranhão, Carlos Brandão, deputados, Hildo Rocha, Zé Reinaldo, Pedro Fernandes, Zé Carlos, Rubens Júnior e Cléber Verde. O deputado Edmilson Rodrigues, do Pará, também proferiu homenagens, por meio de discurso, à UEMA.

O requerente da cerimônia, deputado federal Waldir Maranhão, frisou que a UEMA é sua casa, fonte do saber inesgotável e que ela precisa ser expandida e autônoma. “Esse é o meu papel como parlamentar, ser um instrumento catalizador de garantir a universidade pública e autônoma, educador que sou vindo da minha Universidade Estadual Maranhão. Essa Instituição já fez e ainda fará muito pelo Maranhão”, declarou.

A sessão solene contou com a presença também do vice-reitor Walter Canales,  de pró-reitores Roberto Serra (planejamento), Marcelo Cheche (pesquisa e pós-graduação), Paulo Catunda (extensão e assuntos estudantis), Andrea Araújo (graduação), do ex-reitor da Instituição, José Augusto Oliveira, além de diretores de campi, professores e alunos.

IMG_4300

A sessão solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelas redes sociais digitais da UEMA @uemaoficial (instagram, twitter e facebook).

IMG_4327

Por: Walline Alves