ENADE 2017: Curso de Engenharia Mecânica está realizando aulas preparatórios para o Exame

Por em 20 de setembro de 2017

IMG_9569

Com o intuito de preparar os alunos e promover um maior envolvimento no processo do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), o Curso de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) está realizando aulões preparatórios para o ENADE 2017.

O Curso de Engenharia Mecânica montou uma comissão formada pelos professores: Lourival Matos; Adilto Cunha; Carlos Ranielton; Rossane Cardoso Carvalho; Fernando Lima e Paulo Flecha, e definiu uma estratégia para atingir os 98 alunos que irão realizar o ENADE. O processo teve início com a aplicação de um simulado para identificar as deficiências dos alunos, e a partir desse levantamento, foi definido um cronograma para a realização do aulão a cada quinze dias.

O principal objetivo, segundo o professor Paulo Flecha, é gerar maior engajamento e aproximação com os alunos e fornecer as informações necessárias sobre o ENADE. “É importante realizar um acompanhamento, trabalhar de forma articulada com a maior quantidade de professores possíveis e fazer com que todos entendam que somos um time, para que assim, os alunos consigam obter sucesso no Exame.”

Além disso, os professores estão utilizando estratégias de auxílio aos alunos para responder o questionário do ENADE, que é uma das etapas de avaliação do processo. “Existe uma dificuldade dos alunos em responder temas interdisciplinares e o objetivo é minimizar essa deficiência encontrada nos últimos Exames”, destacou professor Paulo.

Este ano foram convocados os acadêmicos concluintes dos seguintes cursos: Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, e Pedagogia.

Essas atividades continuam até meados de novembro, quando acontecerão as provas. O Exame está marcado para o dia 26 de novembro, com início às 13h30 (horário de Brasília) e terá 4h de duração.

ENADE

O ENADE, parte integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), mede o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e competências, aos conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial e sobre as demais áreas do conhecimento. Funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos.

Constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. O estudante selecionado que não comparecer ao Exame estará em situação irregular e não poderá se formar.

Por: Karla Almeida

Foto: Rafael Carvalho