Pró-reitora da UEMA é eleita como vice-presidente regional do Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação

Por em 4 de setembro de 2017

Pró-reitora Andréa Araújo durante o Fórum dos Pró-Reitores

No último sábado, 02, o Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação (Forgrad), constituído por todos os Pró-Reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários, elegeu a nova composição de gestão para o biênio 2017-2018.

A presidência do Forgrad Nacional ficou com a região Nordeste, liderada pela professora Mary Roberta Meira Marinho, Pró Reitora de Ensino do Instituo Federal da Paraíba. Na região Nordeste a presidência ficou com a Universidade Federal do Sul da Bahia na pessoa do professor Daniel Puig e a vice presidência com a Universidade Estadual do Maranhão, representada pela Pró Reitora de Graduação, professora Andréa de Araújo.

A Política de Graduação Nacional tem sido amplamente debatida juntamente com temas relevante como Evasão, Políticas de Assistência Estudantil, Pedagógica e Formação Docente.

De acordo com a vice-presidente da Forgard, da região nordeste, Andrea Araújo,  essa nova gestão tem um grande desafio de fortalecimento desse importante Fórum Nacional com uma maior integração com Pesquisa, Extensão e Gestão bem como o de integrar as instituições de ensino superior sob diferentes naturezas jurídicas. “Precisamos melhorar nossa interlocução com os órgãos disciplinadores da Educação brasileira” frisou.

O Fórum Nacional dos Pró-Reitores de Graduação  tem por objetivos elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional, e contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que visem ao pleno desenvolvimento do País, de forma articulada com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade civil.