Segurança Alimentar e Bem-estar animal é tema da VI Semana Acadêmica das Ciências Agrárias

Por em 27 de setembro de 2017

IMG_3855Durante três dias, professores, pesquisadores e alunos debatem sobre a temática “Segurança Alimentar e Bem-estar”, durante a VI Semana Acadêmica das Ciências Agrárias, que acontece no Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão.

Além de promover a troca de experiências científicas, a produção de conhecimento para a comunidade acadêmica e produtores rurais, a Semana conecta os cursos de Agronomia, Engenharia de Pesca, Medicina Veterinária, Zootecnia, além dos cursos de pós-graduação: Mestrado e Doutorado em Agroecologia, Mestrado em Ciência Animal e Mestrado Profissional em Defesa Sanitária Animal.

A solenidade de abertura contou a participação do reitor Gustavo Pereira da Costa, da diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Francisca Neide, do conselheiro efetivo do Conselho Federal de Medicina Veterinária, Nordman Wall, do presidente da Comissão Organizadora do evento, José Gomes Pereira, da presidente da Comissão Científica do evento, Maria Inês Fernandes Carneiro, e da estudante Francisca das Chagas, representante do Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia de Pesca.

“Uma ocasião como essa, quando temos como pano de fundo essa temática, e uma vasta programação, enriquecida com os profissionais, professores e pesquisadores que nos visitam, faz com que a fronteira do conhecimento, seja da Veterinária, da Agronomia, da Zootecnia ou da Engenharia de Pesca, possa avançar a partir de uma construção coletiva. E essa é uma virtude própria do ambiente acadêmico, onde o processo de debate, de reflexão e de democratização do conhecimento inspira a cada dia que espaços como esse possam ser alimentados, replicados e festejados”, apontou o reitor Gustavo Pereira da Costa em sua fala durante a abertura.

Segurança Alimentar e Bem-Estar

Ao todo, mais de 300 estudantes participam da VI Semana Acadêmica, que terá 18 palestras, 8 minicursos, além deIMG_3869 oficinas e 118 trabalhos apresentados em formato de banner ao longo dos três dias.

“A Semana Acadêmica das Ciências Agrárias foi criada em 2012, e esse ano ela traz uma temática bem atual e instigante, que é falar sobre Segurança Alimentar e o Bem-estar animal. São dois temas de grandes relevâncias para a área das Ciências Agrárias, temas que a sociedade está vigilante e atenta para cobrar dos profissionais da área que atuam nesse setor. A escolha desse tema foi pensada com muito cuidado, para trazer temáticas atuais para que alunos e professores possam se inteirar do conteúdo e do que se está discutindo no Brasil e no mundo sobre essa temática”, apontou a diretora do CCA, Francisca Neide.

A Semana Acadêmica também conta com participantes de diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil.

“A Semana Acadêmica das Ciências Agrárias já é um evento consolidado e que é esperado pela comunidade acadêmica e científica. Estamos recebendo estudantes do Curso de Agronomia de Balsas, da Universidade Federal do Piauí, do IFMA Maracanã e do IFMA de Codó”, completou Francisca Neide.

O professor Alberto Neves Costa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ministrou a palestra de abertura, com o tema “Bem-estar animal da atualidade e perspectivas”

“Hoje não se concebe mais trabalhar com produção animal sem cuidar da questão do bem-estar animal, e segurança alimentar é ter o cuidado da produção desse alimento, da qualidade e de como ele chega à mesa do consumidor”, apontou o pesquisador em sua fala.

A programação da Semana se estende até a sexta-feira (29), com a premiação dos melhore trabalhos na área de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Engenharia de Pesca.

Texto: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Costa