Seminário de Estágio e Formação Profissional debate sobre Empregabilidade

Por em 26 de setembro de 2017

IMG_3807Mais de 300 participantes se inscreveram no I Seminário de Estágio e Formação Profissional (SEMEP) da Universidade Estadual do Maranhão, que acontece nesta terça e quarta-feira (27), no auditório do Núcleo de Tecnologias para Educação (UemaNet).

Durante o evento estão sendo abordadas questões relativas à orientação sobre as normas do estágio, da relevância da experiência do estágio na formação profissional dos discentes além do perfil do estagiário desejado pelas instituições.

Durante a abertura, a pró-reitora de Graduação, Andrea Araújo, falou sobre o objetivo do evento, que busca agregar valor ao aprendizado dos discentes e docentes da UEMA:

“A Universidade Estadual do Maranhão tem fortalecido suas ações com os mais diversos agentes que trabalham incansavelmente neste complexo campo denominado mercado de trabalho, composto pelos agentes de órgãos públicos, privados, instituições de ensino e terceiro setor. De 2015 até hoje conseguimos dobrar o número de instituições conveniadas para realização de estágio curricular, além de buscarmos estratégias de interlocução constantes”, apontou.

A chefe da Divisão de Estágio e Monitoria, Lígia Tchaicka, acrescentou que o evento pretende socializar as propostas realizadas pela Divisão de Estágio da UEMA para os cursos no que se refere às questões de estágio e monitoria:

“Vamos apresentar as nossas propostas, as ações que estão sendo realizadas pela Divisão e também trazer as instituições que oferecem vagas para expor para os nossos discentes, o que o mercado de trabalho espera dele quando sair da graduação. Além disso, no segundo dia teremos alguns cursos de complementação desses alunos para o mercado de trabalho”.

Perspectivas do Mercado de Trabalho e importância do Estágio

A representante do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Raphaele Fernandes Campos Bacelos, ministrou aIMG_3814 palestra de abertura, falando sobre empregabilidade e novas perspectivas.

“Os jovens, em sua maioria, não possuem um plano de carreira, não sabem quais são os seus talentos, não sabem em quais empresas gostariam de trabalhar. E ter um plano de carreira hoje em dia é um diferencial no mercado de trabalho”.

O I Seminário de Estágio e Formação Profissional (SEMEP) acontece até esta quarta-feira (27), com a realização de oficinas e minicursos.

Texto: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Costa