UEMA participa do 1º Fórum ReINTER

Por em 22 de setembro de 2017

reinter1O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, participou nesta quinta-feira (21), no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), da abertura do 1º Fórum ReINTER.

O evento é o primeiro organizado pela rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Maranhão e busca se inserir nos esforços das IES públicas do Estado para internacionalizar a pesquisa, o ensino, a extensão e a inovação. Assim, o fórum é uma maneira de incentivar os processos de mobilidade acadêmica internacional.

Participaram também da abertura do evento o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Davi Telles, do diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira de Souza, da reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela Coutinho e da reitora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Elizabeth Fernandes. Os reitores do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Roberto Brandão Pereira e do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), Jhonatan Almada, foram representados respectivamente por Carlos César Teixeira e Eneida Erre.

reinter3O evento, que é voltado para estudantes e professores interessados em participar de intercâmbios, contou em sua programação com palestras, mesa redonda e workshops sobre programas do governo de apoio a mobilidade acadêmica e oportunidades de intercâmbios com representantes do governo e de países como Estados Unidos, França, Espanha e Portugal.

O reitor da UEMA, Gustavo Costa, enfatizou a importância da Rede de Assessorias para o desenvolvimento de políticas de internacionalização do ensino e da pesquisa no estado do Maranhão. Segundo Gustavo o fórum representa uma oportunidade de troca de experiências. “O fórum oportuniza conhecer o que estamos desenvolvendo, as políticas e boas práticas nas relações internacionais e a partir disso, possamos consolidar uma política maior a ser capitaneada por essa rede e que consiga inserir cada vez mais o Maranhão e suas instituições nos processos de internacionalização”, afirmou o reitor.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Davi Telles, destacou o objetivo do evento.  “O evento tem o objetivo de afinar as nossas iniciativas de internacionalização acadêmica, desde a internacionalização da pesquisa de pós-graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado e as suas possibilidades fora do Brasil”, explicou. Para o Secretario o fórum representa um encontro de pessoas que estão unidas e que torcem pela evolução do país.

reinter2Durante a abertura do evento ocorreu ainda a assinatura do Protocolo de Cooperação da ReINTER e o Plano de trabalho da Rede, o lançamento de dois editais de internacionalização da Fapema, de Cooperação Internacional e  de Estágio Internacional.

Sobre a ReINTER

A Rede de Assessorias para Assuntos Internacionais das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado do Maranhão-ReINTER foi criada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) pela Portaria Nº 49/2016. A ReINTER tem por objetivos coordenar e integrar as ações das assessorias de assuntos internacionais, propor e implementar agenda comum de cooperação acadêmica internacional, promover intercâmbio de informações e experiências, realizar eventos vinculados à temática das relações internacionais, e publicar relatório anual com o estado da arte da cooperação acadêmica internacional.

Por: Polyanna Bittencourt