UEMA realiza 10º edição da JOEX em São Luís e em Caxias

Por em 29 de setembro de 2017

joexsl2Teve inicio na manhã desta quinta-feira (28), a 10º Jornada de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão. O evento, que é realizado pela Pro-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proxae), é uma atividade do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX).

Com o tema “Inclusão pela Popularização da Ciência e Tecnologia”, a 10º edição da JOEX está sendo realizada em São Luís, no Campus Paulo VI e no Campus de Caxias. Durante dois dias de evento serão apresentados os resultados e as experiências obtidas nos projetos de extensão desenvolvidos na Universidade. Ao todo serão expostos 240 resultados.

No Campus Paulo VI, participaram da abertura do evento, o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, joexsl1o Pró-Reitor de Extensão, Paulo Henrique Catunda, a Pró-Reitora de Graduação, Andrea de Araújo, o Pró-Reitor de Administração, Gilson Martins Mendonça, a coordenadora de Pós-Graduação, Rita Seabra, representando o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Marcelo Cheche, do assessor da Pró-Reitoria de Planejamento, José Oscar, representando o Pró-Reitor de Planejamento, Roberto Serra, da coordenadora de Extensão Ariadne Enes Rocha, além de professores, pesquisadores e acadêmicos.

Para o reitor da UEMA, Gustavo Pereira, a extensão universitária é uma ação primordial do fazer acadêmico e a JOEX é uma oportunidade de compartilhamento de experiências. “Entendo este evento como uma grande festa da extensão, uma possibilidade de integração de professores e alunos, para que possam conhecer as ações de cada projeto, e assim entender e conhecer os benefícios que foram levados para as comunidades, a partir do conhecimento que geramos e do compromisso que a UEMA assume e sempre reafirma com o estado do Maranhão e seu povo”, afirmou o reitor.

Em São Luís, a palestra de abertura: “Inclusão pela popularização da ciência e tecnologia”, foi ministrada pelos pró-reitores de Extensão da UEMA e do IFMA, professores Paulo Catunda e Fernando Antonio Carvalho de Lima, respectivamente e diretor do departamento de Empreendedorismo e Inovação da UFMA, Rafael Fernandes Lopes, representando a Pró-Reitora de Extensão, Darlene Cardoso Aquino, que apresentaram o funcionamento da extensão em suas instituições e sua relevância para a ciência e a tecnologia.

De acordo com o Pró-reitor de Extensão, Paulo Catunda, a extensão na UEMA está em franco crescimento, o que possibilita levar uma gama de ações para as comunidades, aproximando a universidade das pessoas. Para o pró-reitor, a extensão é um processo que beneficia alunos e comunidade. “O objetivo final de todas essas ações é possibilitar uma melhor formação para alunos e também que a universidade se aproxime da comunidade ajudando no processo de desenvolvimento do nosso estado”, afirmou Paulo Catunda.

Para o pró-reitor de extensão do IFMA, Fernando Carvalho de Lima, a extensão tem a finalidade de levar o conhecimento das universidades para o povo: “A extensão não é aquele apêndice que foi criado para complementar apenas as ações de ensino e pesquisa, mas levar o conhecimento produzido dentro das academias para a população, ou seja, transformar essa ciência em tecnologia, em coisas que melhorem a vida das pessoas”.

JOEX EM CAXIAS

joexcaxias1Em Caxias estiveram presentes no evento a diretora da UEMA Campus Caxias, Valéria Cristina Soares Pinheiro, o professor Marcelo Vasconcelos, representando o pró-reitor de Extensão, Paulo Catunda, o diretor do curso de enfermagem de Grajaú, Daniel Mussury, representando o diretor do Campus de Grajaú, das coordenadoras da JOEX em Caxias, as professoras Antonia Miramar Alves Silva e Jordânia Maria Pessoa, professores, pesquisadores e acadêmicos.

A palestra de abertura foi proferida pelo professor Romel Pinheiro, do curso de administração do Campus de Timon.

Durante o primeiro dia do evento, alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem realizaram atendimento ao público, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, etc. Ao todo, 87 pessoas foram atendidas no ambulatório.joexcaxias3

O evento no Campus de Caxias conta com 200 inscritos, onde serão apresentados 75 trabalhos pelos extensionistas.

Durante todo o evento em Caxias serão arrecadados brinquedos para serem doados a crianças carentes do município.

joexcaxias2

Por: Polyanna Bittencourt