Cerrado brasileiro é tema da XII MACCBIO

Por em 4 de outubro de 2017

IMG_0953Iniciou ontem (3), a XII Mostra Acadêmico-Científica e Cultural em Ciências Biológicas e II Simpósio sobre a Conservação do Cerrado Maranhense no Campus Paulo VI da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O evento, que é promovido pelo Curso de Ciências Biológicas, tem como temática o “Cerrado: Patrimônio da Biodiversidade Brasileira” e objetiva compartilhar com a sociedade as atividades desenvolvidas no âmbito da pesquisa, ensino e extensão.

Em torno de 350 pessoas se inscreveram na MACCBIO. Serão apresentados 120 trabalhos científicos até sexta-feira (6).

Na solenidade de abertura, o vice-reitor Walter Canales elogiou a atuação do Curso deIMG_0940 Biologia da UEMA e explicou que o sucesso das edições anteriores da MACCBIO é reflexo do trabalho conjunto dos alunos,professores e servidores.

“O empenho de todos os que fazem parte do Curso de Ciências Biológicas resulta em grandes momentos como este, então os professores, alunos e servidores estão de parabéns”, enfatizou.

Já a presidente docente da XII MACCBIO, Lígia Tchaika, explicou a importância da temática abordada nesta edição. “Esse é um momento consagrado de troca de experiências e conhecimento. Este ano, o tema escolhido foi o rico e encantador bioma, o Cerrado, que já cobriu 24% do território do nosso país, sendo o segundo bioma em extensão na América do Sul”, comentou.

O presidente discente do evento, Marcos Eduardo, falou de como o Curso de Ciências Biológicas tem avançado nos últimos anos e que a MACCBIO deve ser reflexo desse crescimento. “O Curso de Biologia da UEMA está comemorando 14 anos. Neste ano, já recebeu 5 estrelas na avaliação do Guia do Estudante e o selo de qualidade nacional pela segunda vez. Desejo que a MACCBIO continue a se expandir, assim como o Curso de Ciências Biológicas porque essa é a nossa essência”, disse.

22290958_10210313269572788_1722773328_oApós a mesa de abertura, o palestrante Geraldo Wilson, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrou sobre “Cerrado: Patrimônio da Biodiversidade brasileira”, explanando sobre as características marcantes do cerrado, biodiversidade, uso da terra e impactos, novos desafios e conservação, além de formas de reverter a destruição desse bioma.

Participaram também da solenidade os pró-reitores Marcelo Cheche (PPG), Andréa de Araújo (PROG) e Paulo Catunda (Proexae), além da coordenadora do Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), Ilka Serra; a coordenadora da Assessoria de Gestão Ambiental (AGA), Zafira Almeida; e a coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Raimunda Fortes.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho