Primeira etapa do PAES 2018 é realizada com sucesso

Por em 22 de outubro de 2017

1paes2018Aconteceu neste domingo (22), a primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2018), da Universidade Estadual do Maranhão. Cerca de 47 mil pessoas se inscreveram nesta edição do Vestibular, que está sendo realizado nos 19 campi da UEMA e nos campi da UemaSul..

Neste primeiro dia, 15,99% dos candidatos faltaram às provas, totalizando 7.488 pessoas em todo o Maranhão. Comparando com o ano anterior, houve uma redução de mais de 7% de pessoas que não compareceram ao primeiro dia de provas. No PAES 2017, 23,68% de pessoas se ausentou do primeiro dia.

Estão sendo ofertadas 3.879 vagas, para o ano de 2018, distribuídas em todos os campi da Universidade.

3paes2018

Cristiane Miranda, Coordenadora do PAES 2018.

Segundo a Coordenadora do PAES 2018, Cristiane Pestana Miranda, o primeiro dia do vestibular ocorreu de forma harmoniosa, sem nenhum imprevisto. “No geral aconteceu tudo dentro da normalidade, não tivemos nenhum imprevisto. Agora vamos trabalhar na leitura das planilhas, para divulgar a resultado no próximo dia 14.  Após a divulgação da lista os candidatos precisam estar atentos ao local onde farão ao segundo dia de prova”, frisou a coordenadora.

Serão convocados para a segunda etapa do PAES 2018 candidatos incluídos até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro, e campus da UEMA e da UemaSul.

4paes2018

Candidata Raissa Cartagenes à espera do início das provas

A candidata ao curso de Pedagogia, Raissa Rafaela Costa Cartagenes falou sobre sua preparação e disse estar otimista quanto a prova. “Durante todo o ano me preparei bastante para essa prova, fiz muitas leituras, resumos, então espero que todo esse esforço reflita em uma boa prova e na minha aprovação para o curso de pedagogia, que é meu maior objetivo”, disse.

A primeira prova do PAES 2018 foi composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, por área de conhecimento, abrangendo os conteúdos programáticos dos componentes curriculares que integram o ensino médio, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

O processo seletivo do PAES 2018 está sendo realiado nos seguintes campi da UEMA: São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Coelho Neto, Itapecuru-Mirim, Zé Doca, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Pinheiro, Presidente Dutra e Coroatá e nos campi da UEMASUL: Imperatriz e Açailândia.

Segunda etapa

A segunda prova do PAES 2018 acontecerá dia 26 de novembro de 2017.

A relação dos candidatos convocados para a 2º etapa do PAES 2018 será divulgada no dia 14 de novembro de 2017.

A prova da segunda etapa será constituída de 12 (doze) questões analítico-discursivas, abrangendo conteúdos programáticos de 2 (dois) componentes curriculares que integram o ensino médio, específicos por curso, e prova de produção textual, segundo as diretrizes dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s.

UEMASUL

Excepcionalmente para o ano de 2018, a seleção do PAES abrange os candidatos às vagas disponíveis dos cursos da área de atuação da Universidade da Região Tocantina do Maranhão. Para a UEMASUL serão ofertadas 565 vagas para o ano de 2018, distribuídas entre os campi da Instituição.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Rafael Carvalho