Reitor é homenageado pelo TCE

Por em 12 de outubro de 2017

IMG_1384 (1)

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa, foi homenageado na noite de ontem (11), pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE), numa solenidade realizada no auditório Terezinha Jansen, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.

Como órgão de controle dos recursos e de transparência na gestão pública do Maranhão, o TCE comemora 70 anos de existência, com diversas ações comemorativas.

As atividades iniciaram no último dia 5, com uma sessão solene na AssembleiaIMG_1399 Legislativa, e no dia 10 aconteceu o lançamento do Selo e do Carimbo comemorativos dos Correios, assim como a abertura da Exposição Fotográfica e documental, além de homenagens aos servidores que fizeram e fazem parte do órgão.

O professor Gustavo, ao participar da cerimônia, disse ser uma honra receber uma homenagem do Tribunal de Cotas do Estado, por ocasião dos seus 70 anos, para ele, uma festa marcante e prestigiada. “No dia de hoje, esta homenagem a mim concedida, entendo também ser uma homenagem à UEMA, pela parceria que a universidade tem sempre com o Tribunal”, aponta o reitor.

E acrescentou enaltecendo: “É uma noite de festa e de comemoração, a UEMA fazendo 35 anos e o Tribunal 70, prestando um grande serviço para o Estado no exame das contas públicas, como um instrumento de cidadania, de promoção e de justiça social”.

Na ocasião em que várias instituições, empresas e personalidades foram homenageadas, o conselheiro e presidente do TCE, José de Ribamar Caldas, declarou que aIMG_1343 solenidade foi muito importante para o fortalecimento do trabalho desenvolvido no Tribunal. “Para nós é um momento de fortalecimento institucional. Temos estimulado muito a transparência, passando de um controle essencialmente punitivo para um controle que também visa à prevenção”, ressaltou.

Participaram do evento, entre as autoridades convidadas, o secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares, representando, na oportunidade, o governador Flávio Dino; O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; o vice-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Otelino Neto;  o presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro Silva; o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleones Carvalho Cunha; e, como palestrante da noite, o procurador geral da República, Nicolau Dino Costa Neto.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalhos