“Segurança Pública e Qualificação Profissional” é tema do I Fórum de Segurança Pública e IV Seminário do Curso de Formação de Oficiais

Por em 5 de outubro de 2017

IMG_4191A Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com a Academia de Polícia Militar “Gonçalves Dias” e a Academia de Bombeiros Militar “Josué Montelo” deram início, nessa quarta-feira (04), ao I Fórum de Segurança Pública e IV Seminário do Curso de Formação de Oficiais, que acontece até esta sexta-feira (06), no Palácio Henrique de La Rocque.

O evento busca discutir as temáticas de Segurança Pública, Defesa Civil e Formação Continuada, sob o viés científico-acadêmico, para requalificação dos profissionais de segurança pública na sociedade contemporânea.

A abertura oficial do evento contou com a presença do secretário Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, da pró-reitora de Graduação da UEMA, Andrea Araújo, da diretora do Curso de Formação de Oficias PM, Vera Lúcia Ferreira, do diretor do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro, Mauro Sérgio Silva, do comandante Geral da PM, José Frederico Gomes, do comandante Geral de Bombeiros, Célio Roberto, do diretor de Ensino da APMGD, coronel Raimundo Nonato Sá, do superintendente da PRF-MA, Paulo Fernandes Nunes Moreno, do tenente coronel Aritanã Lisboa, do tenente coronel Gerson Amorim, do tenente coronel José Raimundo Costa Filho, do comandante da Guarda Municipal de São Luís, Ivonaldo Mota Silva e da chefe de Enfrentamento à Violência contra Mulher, Maria Helena Veiga.

Durante a abertura, a pró-reitora de Graduação, Andrea Araújo, destacou o papel da Universidade em promover diálogos pertinentes sobre temáticas que refletem diretamente na sociedade civil.

“A Universidade Estadual do Maranhão reitera o seu compromisso na formação e na capacitação dos oficiais do IMG_4204Curso de Formação PM e Bombeiro. Pelo caminho que já trilhamos e nos últimos eventos em que já estivemos juntos, nós sabemos dessa parceria já consolidada, firme e que tem realmente se intensificado ao longo do tempo. Queríamos deixar claro a toda sociedade esse nosso compromisso, que muito nos honra, porque esse diálogo sobre Segurança Pública e Qualificação Profissional é salutar”.

A diretora do CFO PM, Vera Lúcia Ferreira, destacou que o Seminário do CFO já está na sua quarta edição, reunindo uma média de 300 participantes, entre cadetes e representantes das corporações.

“Já estamos na quarta edição do Seminário do CFO. É extremamente necessário discutir as questões de segurança pública para além das instituições militares, e um evento acadêmico é uma grande oportunidade para ampliar esses olhares, até pela intensa crise que vivemos atualmente”.

Já o diretor do CFO Bombeiro, Mauro Sérgio Silva, falou sobre as várias vertentes que envolvem a temática da Segurança Pública: “Quando falamos em Segurança Pública, o que nos vem à mente é a Violência, a relação que existe entre essa palavra e potenciais perigos, mas é importante refletir sobre essa palavra. Segurança Pública também envolve o gerenciamento de catástrofes, prevenção de acidentes e a segurança de forma geral do cidadão em si, então, sem querer menosprezar a violência, que é um problema crônico que temos que combater, a segurança tem um sentido amplo e eu vos convido neste seminário a refletir sobre os vários significados que essa palavra abarca”, pontuou.

Na oportunidade, o secretário da SEDIHPOP, Francisco Gonçalves, falou sobre a importância das ações de governo para a promoção da segurança pública.

“Nós vivemos um momento muito delicado no nosso país. Muitas vezes a crise política e moral oculta uma situação do agravamento das desigualdades sociais, e essas desigualdades, num momento de crise, atingem os mais vulneráveis, sobretudo as crianças e os idosos, e isso exige um esforço de governo para proteger justamente os mais vulneráveis, e essa proteção implica em construir redes de políticas públicas que articule diferentes ações de governo que vão desde a educação, a infraestrutura e a própria segurança pública, para que a gente possa proteger a vida das pessoas”.

Na oportunidade, o comandante Geral da PM apontou que a promoção da Segurança Pública não se concentra apenas na polícia militar, mas em várias esferas da sociedade.

“Segurança Pública envolve sobretudo a pessoa humana. Esse seminário é fundamental! Precisamos nos aprofundar nessas matérias. As políticas públicas do governo do Estado têm mudado a realidade, e os índices estão aí para dizer isso. Mas não é só ação da polícia, são as políticas públicas, a ação do sistema penitenciário, nossa proximidade com o judiciário, o Ministério Público, as secretarias de Defesa de Direitos Humanos, da Mulher, ou seja, segurança pública envolve todas as esferas da sociedade”.

A programação do evento se estende até esta sexta-feira (06), com palestras e mesas redondas, com pesquisadores de diversas Universidades do país.

Texto: Carol Ribeiro

Fotos: Edson Costa