Trabalhos são premiados em encerramento da 10ª JOEX nos campi Caxias e Paulo VI

Por em 2 de outubro de 2017

IMG_0818Encerrou na sexta-feira (29), a 10º Jornada de Extensão da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Evento realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proxae) nos campi Paulo VI e Caxias.

Com o tema “Inclusão pela Popularização da Ciência e Tecnologia”, foram apresentados mais de 240 resultados e experiências dos estudantes da Instituição realizados nos projetos de extensão.

Só em Caxias, foram 75 trabalhos. Além disso, foram arrecadados brinquedos a serem doados para crianças carentes da cidade.

Para o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, a JOEX é a IMG_0854culminância dos esforços da comunidade acadêmica, que integrada consegue efetivar grandes projetos e eventos. “A Proexae capitaliza esse evento, mas quem faz com que ele tenha corpo são os alunos do PIBEX e professores orientadores”, disse.

O encerramento no Campus Paulo VI foi marcado pela premiação dos melhores trabalhos. Os premiados foram: 1- Ação de produtos alternativos no controle de ácaros fitófagos em plantas olerícolas – Thayanna Vieria Costa; 2- Qualificação profissional e perenidade das micro, pequenas e médias empresas- MPMEs – Ana Beatriz da Rocha Vieria; 3- Avaliação pré-natal de cadelas atendidas no Hospital Veterinário Universitário- Bruna Shirakubo de Araújo; 4- Ações de orientação sobre a importância do sono para aprendizagem e saúde de adolescentes- Douglas Lima de Freitas; 5- OBAFIS: Despertando o interesse de futuros astrônomos – Ramon de Sá Pereira; 6- Qualidade das águas subterrâneas na bacia hidrográfica do Rio Paciência: Práticas ambientais e de saúde- Luiemerson Avelar Ribeiro; 7- A linguística na sala de aula: Um desafio diário – Laís Bruna Araújo Bastos Pinheiro; 8- Apoio à construção e consolidação de cadeias produtivas sustentáveis da pesca artesanal costeira da Amazônia brasileira – Thaís Brito Freire; 9- Práticas de manejo com Neonato de caprinos, na comunidade São Joaquim no bairro Quebra Pote na Cidade de São Luís – Karolina Brandão Borges; 10- Ambientalização nos prédios da Pró-Reitoria de Graduação e Reitoria – Jessiane França Soares; 11- Educação em Saúde : Proposta de educação continuada em saúde para velhos. II ano- Karolina Viana da Silva; 12- Além das Letras – Mayara Silva de Sousa; 13- Educação em Saúde para Puérperas sobre o cuidado com o recém-nascido – Haysha Laiane Oliveria Raposo; 14- Reading and Writing in the english language – Luís Cláudio dos Santos Ferreira Filho.

Na ocasião, a chefe de Divisão de Projetos de Extensão, Márcia Cristiane da Silva Matos, foi homenageada.MosaicoJá no Campus Caxias, foram premiados: 1-Círculos de leitura: lendo, contando e formando leitores – Geovana Lima Costa de Sousa /Antônia Miramar Alves Silva; 2-A Literatura de Cordel na escola: Ler, ouvir e escrever- Cardoso dos Santos/ Maria Socorro Carvalho; 3-Guardiães da leitura- Francisco José da Silva Alencar/Emanoel Cesar Pires de Assis; 4- Projeto Soler (Sociedade de Leitores)- Ingrid Thaynara Pereira Lima/Solange Santana Guimarães Morais; 5- Leitura de textos literários no Ensino Fundamental em uma perspectiva liguístico – expressiva- Gardênia de Lima Pereira/Marinalva Aguiar Teixeira Rocha; 6- Nasce uma comunidade leitora-Rita de Kássia Pereira da Silva/Joseane Maia Santos Silva; 7- O jornal na escola: uma proposta para o ensino de Língua Portuguesa- Raimundo Nonato da Silva Junior/ Edite Sampaio Sotero Leal; 8- Introdução ao Geoprocessamento com o software livre QGIS em Caxias – Ma- Adriano da Silva Sousa/ Francisco de Assis da Silva Araújo; 9-Do saber a prática em urgência e emergência: Atuação de escolares da rede pública de ensino- Leônidas Reis Pinheiro Moura/Petra Regina Rodrigues Silva; 10- Doutores da alegria: a arte de acolher por meio da risoterapia, no Hospital Infantil Dr. João Viana de Caxias – MA- Benilton Torres de Lacerda/Natália Rebeca Alves de Araújo; 11- Abrindo os cofres: Debatendo a ideação suicida com adolescentes de uma escola pública de Ensino Médio de Caxias – MA – José de Ribamar Ross/Raynnara Carvalho Silva; 12- Dinamizando as aulas de inglês através da Abordagem Comunicativa no 6º ano do Ensino Fundamental do C. E. Monsenhor Clóvis Vidigal- Maura Rejanne Amaral Rodrigues Amorim/Luana Silva de Oliveira; 13 – Educação em saúde para prevenção da infecção em unidades hospitalares do município de Caxias – MA/Francisco Laurindo da Silva/Brenna Oliveira de Souza; 14- Orientações para a prevenção da descontinuidade do tratamento da Tuberculose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Caxias – MA-Carlos Augusto Silva de Azevêdo/José Thayrone Moura Teles; 15- Abrindo os cofres: Debatendo a ideação suicida com adolescentes de uma escola pública de Ensino Médio de Caxias – MA- Raynnara Carvalho Silva/Jose de Ribamar Ross.

O aluno do Curso de Letras do Campus Caxias, Mikeias Cardoso, que apresentou um trabalho sobre Literatura de Cordel nas Escolas durante a Joex, expressou a importância do trabalho: “Esse projeto tem como objetivo divulgar a literatura de cordel nas escolas porque faz parte da nossa cultura”.

22197910_10210301246192211_748534271_o

Por: Débora Souza