UEMA assina Termo de Cooperação com a SEAP

Por em 19 de outubro de 2017

UEMA SEAP

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) assinaram, na tarde ontem (18), o Termo de Cooperação e o Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do Curso de Especialização em Gestão Pública na modalidade a distância, por meio do UEMANET.

O Curso, que será implantado ainda este ano, destinado aos funcionários graduados da SEAP, terá início com 10 vagas, duração de um ano e acontecerá no campus Paulo VI.

Conforme explica o reitor, a intenção é oferecer aos funcionários da SEAP, um conhecimento novo na área de gestão pública, de modo a aprimorar suas habilidades e suas competências na prestação de serviços públicos. “Este é o primeiro passo de uma parceria, tendo já outros projetos em andamento a serem concretizados”, disse o reitor, que acrescentou: “Para nós da universidade, além de ser uma honra poder realizar este acordo é também uma missão levar a educação superior para melhorar o perfil do nosso servidor público do Estado do Maranhão”.

O professor declarou, ainda, que nessa parceria, existe a possibilidade de num futuro próximo, a universidadeUEMA SEAP2 realizar cursos de aperfeiçoamento e seminários de integração para os internos da Secretaria de Administração Penitenciária. Para ele, é muito importante levar a esses cidadãos um processo educacional que, de algum modo, os alcance e dê-lhes a possibilidade de uma reinserção social após o cumprimento de suas penas.

Já na visão do secretário de Administração Previdenciária, Murilo Andrade de Oliveira, a ideia da parceria com a UEMA é qualificar os servidores da Secretaria e implantar cursos profissionalizantes para os apenados, “por isso é que procuramos a universidade que é parceira do estado e, agora, estamos assinando estes termos de cooperação para iniciarmos os trabalhos, que terão início ainda este ano. A intenção é qualificar nosso pessoal com cursos de graduação e pós-graduação, entre outras capacitações”, esclarece Murilo.

A Academia de Gestão Penitenciária da SEAP vai coordenar todo o processo de realização dos cursos e, consequentemente, a elevação da escolaridade no ambiente prisional, no caso da qualificação dos internos. A iniciativa ocorrerá através de ações efetivas de ressocialização como, por exemplo, cursos ministrados por alunos e professores aos apenados, egressos e familiares.

Participaram também da reunião, a professora Lourdes Paula e a advogada Ana Alice, representando o UEMANET; o secretário adjunto da SEAP, Rafael Valesco; e o diretor da Academia de Gestão Penitenciária, Fabiano Cavalcante.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Rafael Carvalho