UEMA e GOVERNO juntos em favor da educação superior no Maranhão

Por em 27 de outubro de 2017

São mais de 50 milhões investidos na Universidade do Estado neste Governo

DSC_0116

Na manhã desta sexta, 27, a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Maranhão recebeu o governador do Estado, Flávio Dino, e uma comitiva do governo, no Campus Paulo VI, em São Luís.

Motivos diversos fundamentaram a visita do governador à UEMA, dentre eles: assinatura da medida provisória de concessão da gratificação funcional aos servidores técnico-administrativos da Instituição; inaugurações dos laboratórios multiusuários em pesquisa das pós-graduações (lamp); assinaturas dos editais do programa de assistência estudantil: auxílio moradia, auxílio alimentação, auxílio creche, bolsa permanência e auxílio emergencial.

No âmbito das obras, o Governador do Estado, juntamente com o Reitor da UEMA, assinaram as seguintes ordens de serviço: 1) para a construção do prédio do curso de engenharia da computação; 2) para a construção do prédio dos cursos de matemática e física; 3) para a construção do pórtico de acesso à cidade universitária Paulo VI.

Mosaico Assinatura

Ordens de serviço sendo assinadas

Para Flávio Dino, a UEMA é uma das locomotivas de um projeto de desenvolvimento inclusivo para todos do Maranhão. “Eu tenho procurado agir coerente com isso, pois as palavras o vento leva e as ações têm a perenidade, são feitas de concreto. Tão logo, as ações que nós temos adotado buscam dar congruência a esse compromisso”, sublinha.

Gustavo Pereira da Costa, reitor da UEMA, destacou o alto investimento do Governo na Universidade Estadual do Maranhão, que chega a ordem de mais de 50 milhões, culminando em um maior desenvolvimento do ensino e da pesquisa no estado.

“Hoje o que estamos vendo na UEMA é a mudança concreta, viva e real. Nesta manhã, as obras que estão sendo inauguradas e as que ainda vão iniciar, representam um investimento imediato de 25 milhões de reais, somente no Campus São Luís. Outros 27 milhões serão investidos em outros campi da UEMA. Não há dúvida, somos uma universidade multicampi e temos responsabilidade com todos os municípios de nossa cobertura. Nosso compromisso é com todos os maranhenses”, enfatiza Gustavo Costa.

A medida provisória que concede gratificação funcional aos servidores técnico-administrativos da UEMA foi celebrada com muita ênfase por todos os servidores da Instituição. Segundo o reitor da UEMA, este foi um momento histórico de justa reparação aos funcionários da casa. “De tudo que nós estamos inaugurando, realizando e anunciando hoje, não há medida que promova maior justiça, que repare um erro histórico e um descaso histórico do que a gratificação dos servidores da UEMA. Tenho essa convicção disso, pois, sobretudo, esse grupo de servidores que será alcançado por essa gratificação, é diretamente responsável pelo o que a UEMA é hoje, por isso, quero em nome de todos, agradecer e ratificar: este foi um compromisso do Governo com a UEMA”, disse.

Ainda durante a visita do Governador do Estado à UEMA, foi concedida a ele a Medalha Gomes de Souza. Essa medalha é outorgada pela UEMA à personalidades de dentro e fora do território maranhense, merecedoras de particular reconhecimento por suas realizações nas áreas da educação, da culrura, da ciência, das artes e da tecnologia. Com a honraria o Governo do Estado anunciou: “Eu também tenho imenso orgulho de ser UEMA”.

A frase fez menção à camisa que boa parte dos mais de 300 servidores e professores que estavam presentes no local vestindo a camisa “Orgulho de ser UEMA”.

Medalha e diploma Gomes de Souza sendo entregue ao Governador da Estado

Posteriormente, governador e reitor fizeram o descerramento da placa da vila de contêineres Prof. Francisco Manoel Augusto Dias – “Chicão”, homenagem ao discente da UEMA, falecido no ano de 2016, que muito contribui para o desenvolvimento da Instituição.

vila de contêineres Prof. Francisco Manoel Augusto Dias – “Chicão”

Essa vila científica, contemplará os laboratórios de biologia pesqueira-biopesq, fisioecologia, reprodução e cultivo de organismos marinhos-fisiomar, genética e reprodução de peixes, preservação de gametas de peixes, engenharia mecânica, engenharia de produção, coleção de tecidos e dna da fauna maranhense; aga; empresas juniors de administração e engenharia da computação).

“Todas essas ações que irão reverberar para as gerações futuras”, concluiu o reitor da UEMA.

DSC_0137

Governador e Reitor com alunos da equipe Vortex do curso de Engenharia

Por fim, o governador também fez visita aos stands de alunos das engenharias que estavam apresentando suas produções científicas, além de circular por todo o Campus, que recebeu benefícios do Programa Mais Asfalto.

IMG_1863

Estiveram presentes o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Davi Telles, o vice-reitor da UEMA, Walter Canales Sant’ana, a prefeita de campus – profa. Fabíloa de Oliveira Aguiar, pró-reitores, servidores, professores e alunos da UEMA.

Sem Título-3

O coral do Programa de Formação Continuada Universidade Aberta Inter Geracional  (unabi) da UEMA, regida pelo maestro Francisco Newman, apresentou-se a toda comunidade acadêmica e comitiva do governo.

Por: Walline Alves

Fotos: Rafael Carvalho