UEMA participará da SNCT em Timon

Por em 24 de outubro de 2017

snct-2017-timon (1)Com o tema “A matemática está em tudo”, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) participa, no período de 25 a 28 deste mês, na Cidade da Ciência, em Timon, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/2017), o maior evento de divulgação científica do país.

A abertura da semana, que acontecerá nessa quarta-feira, 24, às 18h30,  contará com a presença do reitor Gustavo Pereira da Costa, da diretora do Campus da UEMA em Timon, Edite Sotero Leal, pesquisadores, professores e alunos da universidade.

Os visitantes que passarem pelos 5 estandes da universidade encontrarão, no local, Mostras de jogos educativos do PIBID, Trabalhos científicos, Exposição de fotografias, Exposição de ovos de mosquitos, Ninho de formigas, Laboratório de botânica, Laboratório de entomologia, Laboratório de aves, Ambulatório universitário, Laboratório de himenepteros, bem como Apresentação da Química inclusiva com produção de tabela periódica em braile e libras, e Trabalhos do PIBID da UEMA Timon e Caxias.

Além disso, foi disponibilizado para a UEMA, uma sala de debates, onde acontecerão mesas redondas, minicursos, oficinas e lançamento de livros. E, ainda, neste contexto educativo e científico, que a UEMA se apresenta na SNCT, os professores Roberto Serra, João Airton Porto, e Romel Pinheiro, ministrarão, no auditório Souzinha, as seguintes palestras, respectivamente: “Planejamento estratégico nas organizações públicas”, “Poder dos indicadores para a educação”, e “Educação financeira: A matemática aplicada à compreensão e resolução de problemas dos orçamentos domésticos”.

Para a professora Edite Sotero, a importância da participação da UEMA na SNCT 2017, em Timon, é oferecer notoriedade dos trabalhos acadêmicos que presta à comunidade timonense e cidades circunvizinhas, no tocante ao ensino, à pesquisa e à extensão. “Nossa intenção é dá visibilidade aos projetos que a instituição desenvolve no espaço acadêmico, unindo teoria e prática, na expectativa de cumprir a missão da UEMA, junto à sociedade maranhense, nossa maior mantenedora”, destaca a Edite.

O espaço contará com stands, sete auditórios – seis deles com capacidade para 30 pessoas e um para 300 pessoas -, espaço kids com atividades voltadas para o público infantil, área para apresentação de pôsteres, mostras científicas, um labirinto onde será utilizada a temática da matemática em que as pessoas poderão entrar, e a cada acesso terão uma problemática para resolver, seguir em frente no jogo e sair do labirinto. Além desses espaços haverão, ainda, áreas para observação de astronomia, dois planetários, espaço cultural e praça de alimentação.

Texto: Alcindo Barros