UEMA realiza 10ª Semana da Biblioteca com homenagem ao escritor José Montello

Por em 24 de outubro de 2017

IMG_20171023_105606957

Em comemoração a 10ª Semana do Livro e da Biblioteca, que acontece de 23 a 25 deste mês, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizou, no auditório do Curso de Ciências Biológicas-Campus Paulo VI, a cerimônia de abertura do evento, na última segunda-feira (13), com uma palestra ministrada pelo reitor Gustavo Costa, em homenagem ao escritor maranhense, romancista, contista e teatrólogo, Josué Montello.

Na ocasião, o reitor destacou o centenário de nascimento do escritor e a relevância da leitura. Para o professor, esta semana é uma iniciativa da UEMA, por meio da Biblioteca Central, em parceria com a Casa de Cultura Josué Montello, de reafirmar o seu compromisso com a leitura.IMG_4502

O reitor ainda acrescentou: “Louvar sua vida e suas obras, sejam elas romances, contos, artigos ou crônicas – essa vasta produção deixada para seus leitores –, faz com que seja sedimentado em cada um de nós a certeza de que temos um maranhense colocado na galeria dos grandes intelectuais brasileiros”, ressaltou.

Segundo a diretora da Biblioteca Central da UEMA, Glória Bayma, o principal objetivo da semana é divulgar a Biblioteca e comemorar o centenário do Josué Montello, sem esquecer de estimular a integração entre alunos, professores e o restante da comunidade universitária e externa, à leitura. “Despertar o interesse nos alunos de conhecer as obras desse escritor maranhense é uma de nossas metas, porque muitos desconhecem o trabalho realizado pelos escritores do Maranhão”, disse Glória.

A diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Maria de Souza disse que ficou muito feliz com a homenagem feita pela UEMA, considerando ser o centenário do escritor um grande momento à sua memória. “Como ele foi um dos maiores escritores do país, percebe-se que o Maranhão está dando o devido valor que ele merece. A gente acredita que é o reconhecimento do povo maranhense ao grande homem da literatura que ele foi”, lembra Joseane.

IMG_20171023_103125506Ainda em homenagem ao Poeta maranhense, a universidade escolheu o seu livro “Cais da Sagração” para compor o conjunto de obras literárias, que servirão como leitura obrigatório no PAES 2018.

Nesta semana, estão acontecendo exposições, oficinas, apresentação de trabalhos científicos, palestras, minicusos, e apresentações teatrais. A programação está acontecendo no Campus Paulo VI-Tirirical, nos auditórios do Curso de Ciências Biológicas, do CCSA e no Campus da UEMA em Itapecuru.

Participaram da solenidade professores, alunos da UEMA e do Ensino Médio da Escola Paulo VI, e convidados.

Texto: Alcindo Barros

Fotos: Edson Costa