UEMA realiza a abertura da IX Semana de Música

Por em 18 de outubro de 2017

semana-de-musica-cópia1Com o tema “Tecnologia e o ensino da música”, foi realizada na noite de ontem (17), no auditório do prédio de Arquitetura de Urbanismo – Centro Histórico de São Luís, a abertura da IX Semana de Música da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), evento promovido pelos cursos de Música presencial e a distância da Instituição.

O evento tem o objetivo de discutir a utilização das novas tecnologias no processo educacional, com ênfase no estudo da música, como recurso para melhoria do processo de aprendizagem. Além de, refletir sobre as possibilidades do uso de programas específicos (softwares) para a educação musical. E ainda, fomentar a pesquisa, a troca de informações e o debate entre educadores, artistas, pesquisadores, historiadores, antropólogos, sociólogos, estudantes e a comunidade em geral.

Estiveram presentes na abertura a pró-reitora de Graduação da UEMA, Andrea de Araújo, representando o reitor, Gustavo Pereira da Costa; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda; o diretor do Curso de Música, Ciro Castro; a coordenadora do Curso de Música EAD, Jucilene Lise e a coordenadora adjunta UAB/UEMANET, Lourdes Paula Mota, representando a coordenadora geral do Núcleo, Ilka Serra.

Na solenidade, houve a apresentação musical da Orquestra de Violões do Curso de Música e da Escola de Música do Estado do Maranhão regida pelo Maestro Roberto Froes e da professora Jucilene Lise, acompanhada por alunos e pelo tecladista Moisés. Além disso, o Hino Nacional foi interpretado pelos alunos do 1º período do Curso de Música EAD, Antônio Neto, Suelem Almeida e Jeferson Andrade.

A pró-reitora de Graduação da UEMA, Andrea de Araújo enfatizou a grata satisfação em participar mais uma vez desse evento que é sempre inovador. “O desafio de implantar um curso de música, na modalidade a distância, foi posto e a UEMA assumiu um compromisso com a sociedade de formação desses profissionais. A realização da IX Semana de forma diferenciada, com a interação entre as modalidades, vem concretizar esse novo momento em que estamos vivendo”.

E concluiu, “tenho certeza que a Semana de Música será enriquecedora para todos os envolvidos. É necessário, que estejamos juntos e comprometidos para participar ativamente da comunidade acadêmica e da realidade de seu curso. Desejo a todos os participantes engajamento, pois acredito que sairão enriquecidos com novos saberes.

Para encerrar a noite, o professor do Curso de Música da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Daniel Marcondes realizou uma roda de conversa com alunos e professores presentes, tratando sobre o tema, “Tecnologia e o ensino da música”,

A Semana acontecerá até amanhã (19), nos prédios de Arquitetura, História e no Auditório do UEMANET, com a realização de palestras, oficinas, mesas-redondas, apresentações artísticas e comunicações.

Por: Karla Almeida