UEMA realiza II Colóquio Internacional de Filosofia Francesa e Cultura e o IV Colóquio Internacional Eric Weil

Por em 10 de outubro de 2017

coloquioTeve início na manhã desta segunda feira (09), no prédio do curso de Arquitetura e Urbanismo da UEMA, o II Colóquio Internacional de Filosofia Francesa e Cultura e o IV Colóquio Internacional Eric Weil. O evento é uma realização da Universidade Estadual do Maranhão em parceria com a Universidade Federal do Maranhão.

Com o tema “Pensamento e História”, os eventos tem como objetivo promover a integração entre pesquisadores de instituições de ensino superior locais com pesquisadores internacionais para compartilhamento de produção acadêmica sobre a filosofia francesa contemporânea, em especial quanto aos pesquisadores alvos dos colóquios

Participaram da mesa de abertura, os coordenadores do evento, professores Francisco Valdério (UEMA) e Rita de Cássia Oliveira (UFMA), o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Davi Telles, o diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira de Souza e a diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Ana Lúcia Duarte.

De acordo com o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão, Davi Telles, os colóquios são um importante meio de discussão acadêmica, especialmente por tratarem de temas relevantes para a sociedade. “A realização de congressos como esse que apresentam a filosofia contemporânea como uma metodologia, como forma de transcendência do pensamento para discutir questões importantes, como as crises no país, são cada vez mais necessários e por isso merecem todo o nosso apoio”, afirmou o secretário.

Para a professora do departamento de Filosofia da UFMA, Rita de Cássia, o evento é importante porque solidifica a temática da filosofia francesa nas Universidades Federal e Estadual do Maranhão, “O colóquio busca difundir a filosofia francesa contemporânea nas Universidades, por isso a necessidade da presença de autores e professores que discutem esse tema, que trazem as principais ideias do que se está debatendo, e mantendo viva a filosofia francesa no Brasil e na America Latina”, disse a professora.

Segundo o professor do departamento de Filosofia da UEMA e coordenador do evento, Francisco Valdério, a discussão da filosofia francesa contemporânea é fundamental para a formação dos estudantes. “O evento é uma oportunidade de compartilhar produções entre as instituições e estimulo para o envolvimento dos estudantes na pesquisa acadêmica. Sabemos que o que estamos fazendo aqui nesses próximos dias é algo de suma importância não só para as universidade, mas para o Maranhão que é muito carente, por isso é necessário que sejamos capazes de formar inteligência no nosso estado que ajude no desenvolvimento”, afirmou o professor.

Ainda de acordo com o professor, durante o evento serão firmados convênios com instituições francesas. “Estamos trabalhando para que a UEMA assine convênios de cooperação técnico-cientifica na perspectiva de internacionalização, que vão permitir formar uma rede colaborativa entre os pesquisadores de várias áreas das ciências humanas no sentido do compartilhamento de conhecimentos e da produção acadêmica”, disse Franscico Valderio.

A mesa de abertura foi proferida pelos professores Sequoya Yiaueki (UL 3, IEW), Claudio Reichert (UFOB), Alessandro Francisco (PUC/SP), com a coordenação do professor Alessandro Rodrigues Pimenta (UFT).

Durante o evento serão realizadas ainda duas defesas de doutorado internacionais cotutela UFC e Lille 3.

A programação do evento, que será realizado até o dia 11, conta também com palestras, mesas redondas, minicursos e apresentações de trabalhos e atividades culturais.