UEMA realizará o VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão

Por em 20 de outubro de 2017

2. Arte Faixa (1)Com o tema “Ensino, Sociedade e Cotidiano: Diálogos entre o Presente e o Passado”, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História, Ensino e Narrativas – PPGHEN, realizará na próxima semana, entre os dias 24 e 26, o VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão, nos prédios do curso de História e Arquitetura – Centro Histórico.

O objetivo do VII Encontro é refletir sobre as relações entre ensino, sociedade e cotidiano e reforçar que estudar História Antiga e Medieval auxilia a (re)pensar a sociedade no momento atual, e analisar o passado para compreender o presente.

Além disso, o evento auxilia a consolidação dos estudos de História Antiga e Medieval no Maranhão e a relação desses períodos históricos com a educação e com a contemporaneidade, estimulando novas investigações e também a produção acadêmica, através de pesquisas, publicação de Anais e de livros sobre a temática da Antiguidade e Idade Média, com caráter interdisciplinar, relacionando História às áreas de Educação, Letras, Música, Filosofia, Direito e campos de estudo afins. Ressaltando a importância do Maranhão e da UEMA e seus contatos com outras universidades no país e no exterior.

“O ensino é um tema importante na medida em que passamos por um momento de reforma curricular no ensino médio, com questionamentos sobre a importância da História como disciplina, do conteúdo de Antiga e Medieval e de sua validade para ser ensinado e discutido na sociedade brasileira”, destaca a professora Adriana Zierer.

E enfatizou, “este Encontro está consolidado e tem reconhecimento nacional e internacional. Para essa edição, teremos cerca de trinta docentes de instituições de fora do Maranhão, além de conferencistas internacionais provenientes da França e Guiana Francesa”.

O VII Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão terá minicursos, oficinas, mesas-redondas, conferências e comunicações, além de atividades Culturais, lançamento de livros e Documentário Musical.

A abertura acontecerá na próxima terça-feira (24), às 10h, no Auditório do curso de Arquitetura, com a conferência, “Traje de Festa, performance visual, ostentação e beleza na Grécia Antiga”, proferida pela professora da Universidade Paris Diderot, Florence Gherchanoc.

Por: Karla Almeida