UEMA tem participação marcante na SNCT 2017 realizada em Timon

Por em 27 de outubro de 2017

???????????????????????????????

Teve início oficialmente nessa quarta-feira (25), à noite, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Maranhão (SNCT/2017), na Cidade da Ciência, em Timon, com a abertura feita pelo governador Flávio Dino, que estava acompanhado do reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Gustavo Costa, do secretário da Secti, Davi Telles, do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, entre outras autoridades convidadas.

Durante a abertura do evento, que contou com a participação de cerca de 3 mil pessoas, o governador Flávio Dino 02homenageou professores, estudantes e pesquisadores pelos trabalhos realizados em prol da ciência.

Para o governador Flávio Dino, a Semana de Ciência e Tecnologia, realizada em Timon, é um marco de valores para a pesquisa e pesquisadores do Maranhão. “Além da grandiosidade deste evento, daqui, quem sabe, pode sair um “Joaquim Gomes de Souza”, o grande matemático maranhense, nascido em Itapecuru Mirim, ou uma “Maria Firmina dos Reis”, a primeira romancista brasileira, nascida em São Luís. A semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão é para essas descobertas, porque são talentos que surgem dessas iniciativas vitoriosas”, disse o governador.

Em seguida, o professor Gustavo visitou os 5 estandes da universidade, onde constatou os diversos trabalhos 03científicos, ali apresentados por pesquisadores da UEMA de São Luís, Timon, Caxias e Codó. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) também marcou presença na semana, bem como o UEMANET, com seus os cursos na modalidade a distância, de graduação, especialização, técnicos e abertos, e jogos educativos.

Para o reitor Gustavo, a SNCT tem por finalidade despertar a população para o interesse pela ciência e o que ela traz para a vida. Segundo ele, nos dias atuais é importante conhecer e aprimorar as tecnologias para que a existência humana possa ser mais digna e mais qualitativa. “Este ano, com o tema “a Matemática Está em Tudo”, a Semana, que elegeu a ciência matemática como estruturante, básica e com possibilidade de desperta em nossa juventude a curiosidade científica e inquisitiva, pode transformar, quem sabe, alguns de nossos jovens num grande cientista no futuro”, declara o professor.

De acordo com a diretora do Campus de UEMA em Timon, Edite Sotero Leal, a participação da Universidade Estadual??????????????????????????????? do Maranhão na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Timon, está sendo um sucesso, “porque estamos com um grande número de trabalhos, sejam eles científicos, ou não, expostos no espaço que ocupamos na Cidade da Ciência, além do UEMANET, que está apresentando seus cursos, bem como vídeos institucionais e jogos educativos. Na verdade, são 5 estandes, todos bem representados”, relata Edite. E concluiu: “Classificamos nossa presença no evento como espetacular, acreditando que o público visitante vai sair com uma excelente impressão da nossa universidade e acreditando que ela faz a diferença na comunidade maranhense”.

Desde ontem (26), a UEMA realiza, no evento, palestras, conferências e Mesas Redondas por meio dos professores Roberto Serra, que abordou o tema “Planejamento estratégico nas organizações públicas”; João Airton Porto, que discorreu sobre “O poder dos indicadores para a educação”, assim como os pesquisadores Romel Pinheiro, João ???????????????????????????????Pedro Maciel, Bianca Dias, Júlio Cardoso Vidal, Moisés dos Santos, Eryck de Araújo, Waldene de Melo, Paulo Renato Silva, Brenno Rodrigo, Wagner Cutrim, Carine Almeida, Joaquim Teixeira Lopes, Cyntia Marques e Ruty Penha, que estão dando suas contribuições para o desenvolvimento da ciência no Maranhão.

Durante os 4 dias de atividades, a Semana conta com 68 estandes de instituições públicas e de ensino, além das mais de 550 atividades, entre mostras científicas, apresentações de pôsteres e diversos trabalhos científicos incluídos na programação. A expectativa de público para o período do evento é de mais de 10 mil pessoas por dia.

Texto: Alcindo Barros