UEMA e TRE-MA assinam Termo de Cooperação

Por em 14 de novembro de 2017

IMG-20171114-WA0035

O reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Pereira da Costa e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), desembargador Raimundo Barros, assinaram, na tarde desta terça-feira (14), um Termo de Cooperação com o objetivo de incentivar os alunos da UEMA a comporem Mesa Receptora de Votos nas próximas eleições, através do projeto “Mesário Voluntário”.

Conforme o documento, os estudantes que se inscreverem, terão até 54 horas trabalhadas na função de mesário convertidas em horas de estágio extracurricular.

O reitor disse que este é um projeto extremamente importante, porque diz respeito a um exercício de cidadania e de responsabilidade por parte desses estudantes, que vão ter a oportunidade de exercitar um dos mais extraordinários momentos do estado democrático de direito. “Tenho certeza que muitos haverão de contribuir para que a justiça eleitoral de nosso estado possa desempenhar um excelente papel nas eleições vindouras e, também, com a possibilidade de fazer um aproveitamento dessa carga horária como estágio extracurricular”, explica o professor. Ele ainda apontou: “A UEMA foi convocada e eu fico muito satisfeito em assinar este Termo de Cooperação com o Tribunal Regional Eleitoral”.

Para o desembargador Raimundo Barros, o projeto tem um valor de grande relevância para oIMG-20171114-WA0036 Tribunal, porque, segundo ele, há uma necessidade de pessoas que venham trabalhar nas eleições de forma voluntária. “O trabalho voluntário é o melhor que existe, a pessoa toma uma decisão espontaneamente, aprende e, isso, para nós, é importante por esse aspecto. Estamos incentivando, principalmente a classe estudantil a participar desse processo”, esclarece.

O presidente declara que é de muito proveito essa convivência com o aluno e com a universidade, que é um campo fértil da aprendizagem, “e, nós do TRE, apenas aproveitamos este convênio para estreitar nossas relações e ter a colaboração dos acadêmicos durante as eleições”, ressalta.

Quem pode participar do projeto

O Termo de Cooperação, assinado na tarde de hoje, foi para a inscrição de estudantes da UEMA, da UFMA, do IFMA, do Dom Bosco e da DeVry, mas o processo está aberto para qualquer cidadão com mais de 18 anos, desde que não tenha ligação – até o quarto grau – com candidatos políticos e, sendo filiado a algum partido, não exerça cargo de direção. Fora isso, todas as pessoas que sintam vontade de participar do processo podem ser mesários. O interessado pode se dirigir à sua Zona Eleitoral ou se inscrever pelo site do TER www.tre-ma.jus.br ou ligar para o número 08000985000.

Texto: Alcindo Barros