Acadêmicos da UEMA participam do Enade 2017

Por em 27 de novembro de 2017

1enade2017Acadêmicos da Universidade Estadual do Maranhão participaram neste domingo, 26, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em todo país. A prova tem como objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes do último ano dos cursos de graduação sobre o conteúdo programático, suas habilidades e competências em sua formação.

Foram convocados para realizar a prova os acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Matemática, Química, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Letras – Inglês, Música, e Pedagogia.

enade2017Uma equipe da Pró-Reitoria de Graduação (PROG) juntamente com diretores de curso estiveram com uma tenda montada no Centro Pedagógico Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão e na Faculdade do Maranhão (Facam), recepcionando os acadêmicos, entregando kits com água, lanche e caneta, além de prestar assistência.

Segundo a chefe da Divisão de Acompanhamento de Avaliação de Ensino da PROG, Kedma Gonçalves Garcez, a prova do Enade é um momento importante tanto para os alunos quanto para a instituição: “No Enade os alunos colocam em prática todo o conhecimento desenvolvido durante a graduação e para a instituição é um momento da universidade fazer reflexões sobre o trabalho desenvolvido, além de validar as conquistas que tivemos ao longo da formação dos alunos”, disse a professora.

2enade2017O diretor do curso de Engenharia Mecânica, Paulo Flesch, que participou da recepção aos alunos, destacou a importância da participação dos alunos no processo de avaliação e o incentivo da instituição para que bons resultados sejam alcançados na prova. “Entendendo a importância do Enade para a instituição e para o curso de engenharia mecânica, que está há 43 anos formando profissionais, fizemos uma estratégia diferente, com aulas preparatórias, simulados, e estamos todos imbuídos de conquistar o melhor resultado para a nossa instituição, e isso só é possível com o empenho de todos os envolvidos no processo”, afirmou o professor.

Para a acadêmica do curso de Música, Samile Vitória Mendes Araujo, foi fundamental o apoio prestado pela universidade para a realização do Enade. “Essa assistência faz muita diferença e demonstra preocupação da Universidade com os alunos para uma boa realização da prova. O apoio foi fundamental na hora da prova, que é um teste para saber como foi o curso, o que a gente aprendeu e o que a gente vai levar para a vida profissional”, disse a estudante.3enade2017

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é realizado desde 2004, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). É através do Exame que o MEC analisa a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país.

O Enade, que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um componente curricular obrigatório, assim, o estudante selecionado que não realiza a prova, fica em situação irregular e não pode colar grau e receber o diploma. A cada três anos o Enade é aplicado para um determinado grupo de cursos.