Alunos expõem trabalhos no I Simpósio de Matemática do PROFMAT-UEMA

Por em 30 de novembro de 2017

Primeira edição do Simpósio de Matemática foi realizada no auditório do CECEN, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Foto: Edson Ferreira.

Mostrar os trabalhos de pesquisa dos alunos em fase de elaboração de dissertação, além das produções de professores, pesquisadores e alunos de graduação em matemática. Este é o objetivo o I Simpósio de Matemática, iniciado ontem (29), e que segue até esta sexta-feira (1º), no auditório do CECEN, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O simpósio é realizado pela coordenação do Mestrado Profissional em Matemática em Rede da UEMA (PROFMAT), e contou com a presença de dezenas de pesquisas dos alunos em fase de elaboração de dissertação, além dos trabalhos de docentes, pesquisadores e estudantes da UEMA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), entre outras instituições.

Em sua edição de estreia, o simpósio contou com palestras, mini-cursos e mesas-redondas que seguiam desde temas do universo da Matemática à abordagens interdisciplinares, com presença de professores e alunos de outros cursos, como Engenharia, Física, entre outros.

O coordenador do PROFMAT, João Coelho Silva Filho, ressaltou que o evento, inicialmente, seria somente expor os trabalhos dos alunos do mestrado. Proposta que, aos poucos, foi expandindo, até tornar o simpósio é algo interdisciplinar. “Houve um pedido dos alunos para que tivéssemos um evento para ampliar a divulgação dos trabalhos, com produções de professores convidados, de alunos de outras instituições, entre tantos outros. Terminamos ampliando para mobilizar toda a comunidade acadêmica da UEMA e de São Luís”, analisou o coordenador, que foi também um dos palestrantes do evento.

Alunos do PROFMAT expõem seus trabalhos no evento. Foto:

Alunos do PROFMAT expõem seus trabalhos no evento. Foto: Edson Ferreira.

O formato interdisciplinar do simpósio foi bastante elogiado pelo Profº Dr. Márcio Tavares, do curso de Física, que foi um dos destaques do evento com a palestra “Path Integral, um caminho alternativo para o estudo de sistemas de muitas partículas” e com o minicurso sobre “Transformada de Fourier”. “A iniciativa do evento é muito importante, pois a UEMA tem que mostrar a cara. Isso abre um legado para os próximos eventos”, comentou o professor.

Com o trabalho “Materiais concretos: uma estratégia para o ensino aprendizagem de Geometria Plana e Espacial no Ensino Médio”, o aluno do PROFMAT, Valderlândio de Araújo Pontes, comemora a oportunidade poder expor sua pesquisa para professores e alunos de âmbito local e nacional. “Essa oportunidade aqui é extremamente útil e produtiva. Este simpósio vai servir para que todos possam documentar suas pesquisa, expor em eventos e seguir adiante em suas jornadas acadêmicas”, pontuou o mestrando.

Por Gustavo Sampaio.

Fotos por Edson Ferreira.