II Fórum Interinstitucional das Licenciaturas do Maranhão discute o estágio curricular

Por em 8 de novembro de 2017

forumlicen1Teve inicio na tarde desta terça-feira (07), o II Fórum Interinstitucional das Licenciaturas do Maranhão. O evento é uma ação conjunta entre a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), UFMA, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) e da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED).

Nesta edição, o fórum tem como objetivo analisar as realidades, perspectivas e desafios do estágio curricular nos cursos de licenciatura no âmbito das Instituições Públicas do Estado do Maranhão.

De acordo com a Pró-Reitora de Graduação da UEMA, Andrea Araújo, o fórum é um espaço para reflexão, compreensão e discussão acerca da realidade nas licenciaturas do estado permitindo um fortalecimento das instituições públicas no estado. “Neste fórum buscamos refletir sobre varias questões relacionadas ao currículo e repensamos também as nossas práticas e nossa responsabilidade neste processo tão importante que é a formação de professores. Buscamos assim promover esse dialogo com o intuito de fortalecer as instituições e assim promover uma formação de qualidade aos futuros professores do nosso estado”.

A Reitora da UFMA, Nair Portela, destacou a importância do diálogo entre as instituições de ensino para vencer os desafios encontrados na formação de professores. “Estamos reunidos, trabalhando e pensando sobre a formação de professores, nossos desafios e nossas possibilidades, pois não é possível formar com qualidade professores se as nossas licenciaturas não estiverem organizadas, sem nossos campos de prática organizados para receber nossos alunos e professores”, disse a reitora.

forumlicen2Também participaram da cerimônia de abertura do II Fórum Interinstitucional das Licenciaturas, a Pró-Reitora de Ensino da UFMA, Dorivan Câmara; a Pró-Reitora de Ensino do IFMA, Ximena Paula Nunes, representando o reitor do Instituto, Francisco Brandão; a Secretária Adjunta de Gestão das Unidades regionais de Educação do estado, Rosyjane Paula Farias Pinto; a Secretária Adjunta de Ensino, Maria de Jesus Gaspar Leite, representando o secretário municipal de Educação de São Luís, Moacir Feitosa; além de diretores de centro, coordenadores de curso, chefes de departamento, professores, alunos.

A palestra de abertura “O estágio nos cursos de licenciatura das instituições publicas: realidades, perspectivas e desafios”, foi proferida pela professora da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Magali Aparecida Silvestre, sob a coordenação da Pró-Reitora de Graduação da UEMA, Andrea Araujo.

O evento, que será realizado até o dia 09 de novembro, conta em sua programação com palestras, mesas redondas e debates.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Marcus Elicius