IV Semana de Ciências Humanas e Sociais trata sobre democracia, poder e direitos no Brasil contemporâneo

Por em 22 de novembro de 2017

IMG_2905Aconteceu ontem (21), no auditório do CCSA, a solenidade de abertura da 4ª Semana de Ciências Humanas e Sociais sobre o tema “Democracia, poder e direitos no Brasil contemporâneo”.

A Semana é realizada por professores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) em parceria com os docentes dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional e Cartografia Social e Política da Amazônia.

O evento tem como objetivo criar um espaço de partilha de experiências e trabalhos científicos, dando destaque tanto para a produção de estudantes de graduação quanto de pós-graduação.

Para a pró-reitora de Graduação, Andréa de Araújo, o evento traz à tona discussões fundamentais sobre democracia brasileira. “Os temas são relevantes porque trazem problemáticas ligadas à sociedade contemporânea brasileira como os problemas da democracia, fazendo uma análise crítica. A Universidade é o local certo para esse debate”, destaca.

Já a diretora do CCSA, Helciane Araújo, manifestou satisfação pela realização de mais uma edição do evento. “O momento político e econômico pelo qual passa o país exige das universidades paradas estratégicas das suas atividades cotidianas para refletir politicamente sobre os atuais eventos e sobre os rumos vislumbrados. Esse é o nosso desafio durante os próximos dias, por isso reencontramos com pensadores contemporâneos importantes que irão contribuir com as atividades previstas neste evento”, ressalta.

O palestrante Luís Antônio Castro Santos, da Universidade Federal do Rio de JaneiroIMG_2943 (UFRJ), ministrou a conferência de abertura “A Sociedade civil no Brasil contemporâneo”.

Segundo Luís Antônio, a conferência sobre sociedade civil no Brasil contemporâneo abre os caminhos para vários temas específicos que ainda serão tratados durante o evento.

“Temos que começar discutindo o que se passa no Brasil como um todo antes de partimos para debates mais específicos. Pretendemos, primeiramente, sugerir o entrecruzamento de vários caminhos diferentes”, comentou.

Participaram também da solenidade de abertura a coordenadora de Pós-Graduação, Rita Seabra, representando o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Marcelo Cheche, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespacial Regional, Zulene Muniz Barbosa; a vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia, Cynthia Carvalho Martins;  a chefe do Departamento de Ciências Sociais, Marivânia Leonor de Sousa Furtado; o chefe do Departamento de Administração, Airton Feitosa Cunha.

As atividades prosseguem até amanhã (23), com mesas redondas, lançamento de livros, minicursos, grupos temáticos, apresentações artísticas.

Por: Débora Souza

Fotos: Luís Paulo