Lançamento da segunda edição do Livro Santa Maria de Anajatuba inaugura coleção Memórias dos Municípios Maranhenses pela Editora UEMA


Por em 5 de novembro de 2017



ivro1Ontem (4), na Câmara Municipal de Anajatuba, aconteceu o lançamento da 2ª Edição do Livro Santa Maria de Anajatuba, do professor, escritor e poeta, Mauro Bastos Pereira Rêgo.

A obra, publicada pela Editora da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), é uma versão estendida da primeira edição, lançada há 17 anos, e conta mais sobre a trajetória de emancipação da cidade de Anajatuba. O livro servirá de base para pesquisadores da história local.

O incentivo da UEMA à publicação é parte da Coleção “Memórias dos Municípios Maranhenses”, que pretende a difusão do saber sobre a configuração demográfica e administrativa dos municípios para preservação dos valores culturais, artísticos, éticos e científicos do Estado.

IMG_3430O escritor Mauro Rêgo relembra como escreveu a primeira edição. “Inicialmente, eu só escrevia sobre fantasmas, crendices, mas, como eu gostava de pesquisar a fundo sobre a história de Anajatuba, passei a coletar todas as informações a respeito da cidade e, a partir daí, surgiu o livro  Santa Maria de Anajatuba”, conta.

Sobre a publicação da segunda edição, ele explicou: “Estava grande a procura sobre o livro, então passei a fazer atualizações e retificações para produção de uma segunda edição. Depois fui procurado pelo senhor Odair Mendes, que fez o contato com a UEMA, dessa parceria foi possível o lançamento desta segunda edição pela editora da Instituição”.

“Este é um momento glorioso! O escritor Mauro Rêgo brinda-nos com esta produção que honra não somente oivro2 município de Anajatuba, mas também, o Estado do Maranhão. A UEMA como universidade do Estado compromete-se com algo maior que é preservar memórias maranhenses, que reverberam para além do momento atual, mas será sempre um legado para nossa Instituição e sociedade”, comenta o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa.

Já o presidente da Academia Anajatubense de letras, Ciências e Artes (ALCA), Adriano dos Santos Rodrigues expressou:“Com esta publicação sobre Anajatuba, o nome Mauro Rêgo fica marcado para sempre na história de Anajatuba, do Maranhão, do Brasil e do mundo”.

Para o prefeito de Anajatuba, Sidney Costa Pereira, é orgulho anajatubense a publicação do livro sobre a trajetória política, econômica e social do município. “Esse livro é de tremenda importância para nosso povo e é uma honra ter sido abraçado pela UEMA”, afirmou.

Participaram da solenidade a presidente da Câmara Municipal de Anajatuba, Maria do Rosário Rodrigues; o vice-presidente da Academia Itapecuruense de Letras, Ciências e Artes (AICLA), Inaldo Lisboa; o presidente da Comissão Central Permanente de Licitação(CCL), Odair José Neves Santos; a revisora da obra e coordenadora técnico-pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (PROG), Fabíola Santana. Estiveram presentes também autoridades legislativas, religiosas, acadêmicas, assessores da UEMA e a prefeita de Campus, Fabíola Aguiar.

Durante a solenidade, houve apresentações musicais, homenagens ao autor e sessão de autógrafos.

ivro3

Sobre o autor Mauro Rêgo

IMG_3420O professor e poeta Mauro Bastos Pereira Rêgo, nasceu em Anajatuba, é formado em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e também em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com habilitação em Magistério Normal e Supervisão Escolar. É especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira. Tem uma cadeira na Academia Anajatubense de Letras e é forte colaborador da Academia de Letras do município de Itapecuru. Escreveu vários livros e alguns trabalhos de poesia, como Taça Vazia e Ganzola, contando histórias de sua infância e adolescência.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho



Últimas Postagens