Mesa de diálogos debate sobre “Educação, Transparência e Direito do Consumidor”

Por em 7 de novembro de 2017

Um impmesa de debateortante debate sobre “Educação, Transparência e Direito do Consumidor” foi realizado na tarde desta segunda-feira (6), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) do Campus Paulo VI, em São Luís. A mesa de Diálogos surgiu da necessidade de serem colocadas em pauta preocupações e sugestões quanto ao cenário político e econômico do país. O evento gratuito concedeu certificado de 24h aos inscritos.

Às 14h, a Mesa de Diálogos levantou o tema dos direitos políticos no debate “Transparência e Ouvidoria: ética, diálogo e combate à corrupção”, com as palestras do ouvidor Geral do Estado, Marcos Antônio Canário Caminha, e o assessor da Ouvidoria Geral do Estado, Alberto Rachid Trabulsi Sobrinho.

“O consumidor é também um cidadão, precisa ter acesso a todos os instrumentos de controle, ele controla as relações de consumo dele, o serviço ou produto que recebeu, mas antes de tudo ele precisa controlar o Estado, cobrar do Estado que ele seja eficiente que ele tenha políticas públicas efetivas”, comentou Marco Caminha.

Às 15h50, o papo foi sobre o tema “27 anos de CDC: O Risco da Mercantilização do Ensino”, que contou com a presença do presidente do PROCON/MA, Duarte Júnior, o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) e o secretário estadual de Educação, Felipe Camarão.

“É um evento de extrema importância, pois estamos trazendo para dentro da Universidade Estadual do Maranhão um tema de muita relevância, que é sobre a mercantilização do ensino. Nos últimos 10 anos, houve uma recessão das instituições públicas e um aumento das instituição privadas. Houve, assim, um aumento de reclamações dos alunos e, através de inspeções, nós pudemos perceber que houve um investimento muito maior na mercantilização deste ensino do que nos recursos de ensino e aprendizagem. Queremos, assim, para que a sociedade acadêmica possa ter mais acessos a essas informações”, explicou Duarte Júnior.

Durante o evento, a plateia foi instigada a participar e foi a principal responsável pelo debate. Para a estudante de administração, Jacirene dos Santos, o evento proporcionou uma troca de experiências muito importante nessa fase da graduação. “Achei muito importante a Mesa de Diálogo por aproximar o estudante de tema relevante, como a transparência pública. O PROCON sempre desempenha esse papel de informar e levar  esse tipo de discussão para todos”, concluiu.

Foto: Luis Paulo