Reitoria Itinerante nos campi Grajaú e Barra do Corda

Por em 10 de novembro de 2017

itinerancia 10Continuando as atividades da Reitoria Itinerante nos campi da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) distribuídos pelo estado, foi a vez de Grajaú e Barra do Corda receberem, nesta semana, equipes de setores estratégicos da IES a fim de realizarem atendimentos presencialmente e tirar dúvidas de docentes e discentes sobre os serviços de cada setor.

O vice-reitor Walter Canales, mais representantes da Prefeitura de Campus, Pró-reitoria de administração (PRA), Pró-Reitoria de Graduação (PROG), Pró-Reitoria de Planejamento, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e Assessoria de Comunicação (ASCOM) compartilharam informações e receberam feedback da comunidade acadêmica dos campi visitados.

Durante o expediente no campus Grajaú, também foram feitas vistorias nas instalações onde funcionam os cursos de Enfermagem e Zootecnia, bem como houve visita ao terreno onde será construído o prédio próprio da UEMA naquela cidade.

De acordo com Walter Canales, os levantamentos sobre infraestrutura são para que sejam tomadas providências para melhorar a prestação de serviços enquanto aguardam a construção do novo prédio.

“Observamos que o laboratório Clínico-Assistencial tem potencial para diversas atividades de ensino e de extensão itine6também, portanto, temos que detectar o que precisa ser feito de investimento em termo de software, equipamentos e infraestrutura para que funcione plenamente ”, disse.

“Eu acredito que não tem outro campus da UEMA com recursos tais quais o que temos nesse laboratório. Aqui dá para fazer práticas relacionadas ao trabalho de parto, administração de medicamento e reanimação cardiovascular de primeiros socorros”, comenta Kelvya Lopes, professora do Curso de Enfermagem.

A estudante do 8º período do Curso de Enfermagem, Raquel Jacos, falou como foi participar desse momento: “Foi muito proveitoso porque pudemos expor nossas dúvidas e conhecer mais um pouco sobre o trabalho feito pela UEMA. Já tivemos reuniões com pessoas da administração superior, mas não como agora, com uma equipe tão completa. Hoje, soube de alguns programas que eu não tinha acesso e que irão contribuir para nosso currículo acadêmico”, concluiu.

No campus Barra do Corda, os procedimentos foram com o secretariosemelhantes, porém, o vice-reitor e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Paulo Catunda, reuniram-se com o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do município, Guilherme Borges, para tratar dos últimos detalhes a respeito da assinatura do termo de cessão do terreno onde funciona o campus para a UEMA.

As reuniões tiveram participação ativa dos alunos da graduação, do programa UNABI, professores e tutores de cursos a distância. A comunidade acadêmica local revelou satisfação em receber a Reitoria Itinerante por conseguir ser ouvida, de perto, pela gestão superior quanto aos seus anseios e dificuldades.

int8

IMG-20171108-WA0029