SEMIC 2017: UEMA realiza abertura da XXIX edição do Seminário de Iniciação Científica

Por em 9 de novembro de 2017

IMG_5787Com o intuito de aumentar o envolvimento discente na produção científica, incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação e divulgar conhecimentos gerados na pesquisa, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), realizou na noite de ontem (08), no auditório do Curso de Biologia – Campus Paulo VI, um dos eventos mais tradicionais da Universidade: o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), que está na sua XXIX edição.

O evento deste ano compreende 437 trabalhos institucionais. Destes, 348 serão apresentados na modalidade oral e 89 na modalidade de pôsteres. Esse ciclo compreende o Programa de Iniciação Científica (CNPq, FAPEMA, UEMA, AÇÕES AFIRMATIVAS E PIVIC), e 15 apresentações do programa PIBIT.

Além disso, serão realizadas palestras e minicursos para completar a programação. O XXIX SEMIC acontecerá até a próxima sexta-feira (10), no qual serão apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos de Iniciação Científica, ciclo 2016/2017.

De acordo com a Coordenadora de Pesquisa da PPG, Sandra Moreira, “o SEMIC tem o papel fundamental na questão da difusão das pesquisas e do conhecimento dentro da UEMA, pois permite que bolsistas e orientadores apresentem os resultados das pesquisas realizadas ao longo de um ano ou mais de um ano.  É o fechamento de um ciclo dentro da Universidade.”

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, Marcelo Cheche Galves, a cerimônia de abertura do SEMIC é sempre uma oportunidade de agradecer e prestar contas. “O SEMIC é um evento que coroa o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, no qual serão apresentados e discutidos os resultados obtidos nos projetos do ciclo 2016/2017. Hoje destaco a importância da bolsa de iniciação científica para os alunos. Para aqueles que tiveram suas bolsas renovadas, reitero as recomendações da equipe da PPG que as utilize com responsabilidade e para aqueles que se despedem, espero que essa experiência tenha sido muito relevante para a formação de cada um e que seus frutos possam ser levados para a vida de vocês”.

IMG_5786O pró-reitor Marcelo Cheche enfatizou ainda, o desenvolvimento da pesquisa na Universidade e o trabalho da equipe da Coordenação de Pesquisa até o momento. Ele apresentou um quadro demonstrativo dos dados que revelam o aumento do número de bolsas de iniciação científica nos últimos anos.

“O crescimento das bolsas revela um processo de expansão e também de pluralização do acesso a essas bolsas, isso mostra o compromisso da instituição com a pós-graduação no Brasil, mesmo em um momento de crise e com a sociedade”, ressaltou.

Para o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o SEMIC é o coroamento de um ano de trabalho. É um encontro necessário para discutir a importância da ciência, tecnologia e inovação. “Cada ano e cada edição representa os esforços de muitos que aqui estão, de outros que vieram depois e outros que já não estão mais conosco, compartilhando experiências e articulando conhecimentos. Este foi um processo construído por anos e que neste ano de 2017, podemos festejar números representativos, mesmo em um ambiente de extremas adversidades, orçamentarias e financeiras, nós não decrescemos em nenhuma política de bolsas da UEMA, pelo contrário, aumentamos nossos quantitativos, isso deixa muito claro a política de apoio, inventivo e estímulo a pesquisa na pós-graduação da UEMA”.

Participaram também da solenidade de abertura do Seminário de Iniciação Científica o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Marcelo Cheche; o Pró-Reitor de Planejamento, Roberto Serra; o Pró-Reitor de Administração, Gilson Mendonça; o Assessor da PROG, João Gouveia, representando a Pró-Reitora de Graduação, Andréa de Araújo; a Coordenadora de Pesquisa da PPG, Sandra Moreira e a Dra. da Universidade Federal do Pará, Regina Célia Fernandes Cruz, representando os bolsistas produtividade e membros do comitê externo do CNPq.

Palestra de Abertura

A palestra de abertura “Iniciação Cientifica e o que será?”, foi ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), doutor em Geografia pela UNESP, Claudio Eduardo de Castro.

Ainda durante a solenidade, o acadêmico de Ciências Sociais da UEMA, Joallysson Desterro Bayma, fez a apresentação do e-book com os Resumos dos trabalhos que serão apresentados no SEMIC.

SEMIC

O XXIX SEMIC é uma ação de popularização, disseminação e promoção da Ciência difundida pela UEMA que, ao divulgar os resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos da graduação, valoriza e prioriza a preparação de nossos jovens, por meio do conhecimento, para que estes sejam atores de destaque, no esforço de melhorar os índices de desenvolvimento do Estado e, consequentemente gerando mais qualidade de vida à população.

Conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – (CNPQ), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão – (FAPEMA) e da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão – FAPEAD.

Por: Karla Almeida