UEMA lança editais de auxílios do Programa de Assistência


Por em 7 de novembro de 2017



logo_35_anos_UEMA_jpg (1)A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE), lança os editais de quatro auxílios do Programa de Assistência. No período de 06 de novembro a 06 de dezembro de 2017, estarão abertas as inscrições para a seleção dos auxílios: Creche, Alimentação, Moradia e da Bolsa Permanência.

No mês de outubro, a comunidade acadêmica da UEMA – Campus Paulo VI, recebeu o governador do Estado do Maranhão, Flávio Dino e sua comitiva. Na ocasião, o governador Flávio Dino e o Reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa realizaram as assinaturas dos editais do Programa de Assistência Estudantil.

O Programa se trata de um conjunto de ações destinadas aos estudantes regularmente matriculados em cursos regulares presenciais de Graduação, visando a permanência e a melhoria do desempenho acadêmico. O programa fundamenta-se como uma importante ação de articulação social e faz parte do processo de democratização da UEMA.

“Precisamos ter uma atenção especial que assegure a melhor permanência desses estudantes nos nossos cursos, evitando a evasão e assegurando que, além da permanência, nós tenhamos excelentes profissionais formados nos mais variados cursos que a UEMA oferece”, destacou o Reitor, Gustavo Pereira da Costa.

O Programa de Assistência é formado por 4 auxílios:

O Auxílio Moradia que tem o objetivo de assegurar a concessão de apoio financeiro para o pagamento de despesas com moradia e evitar a evasão de estudantes, regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, cujas famílias residam em outro país, estado ou município diferentes dos campi onde estejam matriculados, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com moradia.

O Auxílio Creche tem por objetivo contribuir com a redução da evasão acadêmica decorrente da maternidade, de estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, assegurando-lhes a concessão de apoio financeiro, exclusivamente, para pagamento de despesas com creche.

O Auxílio Alimentação objetiva complementar despesas com alimentação, nos campi onde não exista restaurante universitário, aos estudantes de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A Bolsa Permanência tem por objetivo minimizar a evasão nos dois primeiros períodos dos estudantes matriculados em cursos presenciais regulares de graduação da UEMA, com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica, na qual o estudante será encaminhado para desenvolver atividades em um dos setores da UEMA, sob supervisão da um(a) professor(a).

“Os editais são importantes para que os alunos da UEMA finalizem seus cursos sem grandes problemas, pois sabemos que muitos encontram-se em dificuldade. Com esses auxílios, iremos evitar a evasão, que é uma realidade da instituição, e o Estado terá mais profissionais de qualidade. Muitos alunos evadem porque precisam trabalhar, cuidar dos filhos, portanto, os auxílios foram propostos para solucionar e minimizar esses problemas. O Reitor sempre se mostrou solícito em atender as solicitações dos estudantes e agora, junto com o Governo do Estado e a administração superior, atendem a esse pleito que há muito tempo era demandado pelos alunos”, ressalta o Pró-Reitor da PROEXAE, Paulo Catunda.

“A consolidação da política de assistência estudantil marca um momento histórico na celebração dos 35 anos da UEMA, tendo em vista que a assistência estudantil constitui-se como um meio importante de viabilização de oportunidades, através da diminuição das desigualdades sociais e das diferenças no desempenho acadêmico”, enfatizou a Coordenadora de Assuntos Estudantis, Marília Albuquerque de Sousa Martins.

Segue em anexo os editais:

EDITAL-AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO-

EDITAL-AUXÍLIO-CRECHE-

EDITAL-AUXÍLIO-MORADIA-

EDITAL-BPERMANENCIA

 



Últimas Postagens - Array / noticias-uema