UEMA realiza abertura da VIII Semana de Pedagogia e VII Jornada de Formação Docente

Por em 22 de novembro de 2017

IMG_2988Com o tema “Base Nacional Comum Curricular: dos direitos de aprendizagem à formação integral dos alunos”, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), realizou, na noite desta terça-feira (21), a solenidade de abertura da VIII Semana de Pedagogia e VII Jornada de Formação Docente, na área de vivência do CECEN.

Participaram da mesa de abertura a diretora do CECEN, Ana Lúcia Duarte; a diretora do Curso de Pedagogia Presencial da UEMA, Maria José Santos Rabelo; a assistente do Curso de Pedagogia, Suzeny Azevedo, representando a diretora do Curso de Pedagogia EAD, Heloísa Cardoso Varão; o professor Joaires Ribeiro, representando todos os professores e a coordenadora geral do Centro Acadêmico de Pedagogia, a aluna Leylande Sá, representando todos os alunos.

A diretora do Curso de Pedagogia Presencial da UEMA, Maria José Santos Rabelo, destacou que o evento envolve temáticas relacionadas a educação e tem o objetivo de discutir assuntos que, no atual momento histórico, produzem inquietações e ao mesmo tempo entendimentos de como proceder para a implantação do que é proposto na Base Nacional Comum Curricular.

“O Curso de Pedagogia da UEMA completará 25 anos de funcionamento em 2018, e, ao longo desses anos, vivenciamos uma trajetória de inquietação na busca da melhoria constante do Curso. Hoje, posso destacar o crescimento e avanços estruturais significativos, além da melhoria na qualidade do ensino, com o envolvimento da pesquisa e extensão”, enfatizou Maria José Santos Rabelo.

A diretora do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN), Ana Lúcia Duarte, destacou, “a UEMA tem um compromisso com a formação de professores e abordar a Base Nacional Comum Curricular é de extrema importância no processo de formação docente. Desejo um excelente evento e que os alunos participem e possam aproveitar toda a programação”.

IMG_3036Na oportunidade, a palestrante da noite, Inês Barbosa de Oliveira, professora da UERJ e presidente da Associação Brasileira de Currículo – ABDC, tratou do tema intitulado “Base Nacional Comum Curricular: dos direitos de aprendizagem à formação integral dos alunos”, momento em que situou a educação no cenário político-econômico.

O evento acontecerá até amanhã (23) e a programação contempla mesas redondas, palestras, minicursos, comunicações orais e apresentações culturais.

Por: Karla Almeida

Fotos: Luís Paulo