UEMA realiza aula inaugural de cursos de Pós Graduação EaD

Por em 1 de novembro de 2017

aulainaug1A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologias para Educação (Uemanet), realizou na noite desta terça-feira (31), a aula inaugural dos Cursos de Pós-Graduações (Lato Sensu), de Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Inclusiva e Gestão Pública, na modalidade a distância.

Estiveram presentes no evento o reitor da UEMA, Gustavo Pereira da Costa, o vice-reitor da UEMA,Walter Canales; a Coordenadora Geral do UEMANET, Ilka Serra; o secretário para assuntos institucionais do Ministério Público, Marco Antonio Santos Amorim; a secretária adjunta de gestão das regionais do estado, Rosyjane Paula Farias Pinto; secretária adjunta de ensino de São Luís, Maria de Jesus Gaspar Leite, além de pró-reitores, diretores de centro, diretores e coordenadores de curso, professores, tutores e alunos.

O reitor da UEMA, Gustavo Pereira, destacou o trabalho desenvolvido pela aulainaug2Universidade na educação a distância ao longo de 20 anos. “Nossa universidade se perfilou nesta nova ordem, nesta exigência da sociedade a partir do momento que se credenciou para trabalhar com EaD, e ao longo dessa jornada, avançamos, aprendemos, nos desenvolvemos institucionalmente com maturidade acadêmica, e a oferta desses cursos de pós-graduação é o resultado desse caminho”, afirmou o reitor.

Na oportunidade, a coordenadora Geral do UEMANET, Ilka Serra falou sobre o historio da educação a distância na UEMA e destacou a importância da EaD para a educação no estado. “Para nós que fazemos educação a distância, acreditamos no poder dessa educação de aproximar as pessoas do conhecimento, por isso ofertamos cursos de qualidade, para oportunizar uma formação de excelência aos nossos alunos”, disse a coordenadora.

aulainaug3A aula inaugural foi ministrada pelo professor e consultor Nehemias Pinto Bandeira, que apresentou a palestra “A importância da formação para o desenvolvimento da carreira”.

A cerimônia aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão – FIEMA, Alberto Abdalla, e contou com a participação de mais de 300 alunos. A aula também foi transmitida, via web conferência, para os 35 polos do UEMANET.

Cursos de Pós-Graduação EaD

As vagas das Pós Graduações (Lato Sensu) nos cursos de Gestão Educacional e Escolar, Educação Especial/Inclusiva e Gestão Pública são ofertadas de forma gratuita para mais de 3 mil pessoas em aproximadamente 35 Polos UAB ou Centros da UEMA, espalhados por todo Maranhão.

Os cursos terão o tempo máximo de duração de dezoito meses, incluindo a apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Dez por cento do quantitativo de vagas foram destinadas aos servidores da UEMA, sem quaisquer ônus, como parte da política da Universidade de valorização e capacitação do seu quadro de servidores.

Para oferecer essas três Pós Graduações, a UEMA firmou parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), através da diretoria de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)/Ministério da Educação.

Inúmeros frutos já estão sendo colhidos nos dez anos de parceria entre a UEMA e UAB, apenas em Ead, mais de 3 mil alunos já foram diplomados nas suas pós-graduações.

Por: Polyanna Bittencourt

Fotos: Edson Ferreira