VI Jornada de Direito da UEMA reúne dezenas de estudantes na Assembleia Legislativa

Por em 9 de novembro de 2017

Sem Título-1Estudantes de direito da Universidade Estadual do Maranhão e de outras instituições participaram, nessa quarta-feira (8), da abertura da VI Jornada de Direito da UEMA, que será realizada até esta sexta-feira (10). A edição deste ano procura, mais uma vez, aproximar os estudantes da prática jurídica através de palestras e debates realizados no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, em São Luís.

A cerimônia de abertura contou com a banda do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e com a presença do magnífico reitor da UEMA, professor Dr. Gustavo Pereira da Costa; do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Davi Telles; da pró-reitora de graduação, Andréa de Araújo; Marcelo Carvalho, chefe do DDEC da UEMA; e Jaqueline Demétrio, diretora do Curso de Direito da UEMA.

Em seguida, o governador do Maranhão Flávio Dino, que é ex-juiz federal e professor de Direito há quase 25 anos, palestrou e fez uma ampla defesa da aplicação do sistema processual brasileiro para a proteção dos direitos fundamentais. “A Universidade Estadual do Maranhão é uma instituição essencial em nosso estado e comparecer nesses eventos é uma maneira de mostrar que o governo atribui uma alta importância à instituição, especialmente na área do Direito. É um prazer conversar um pouco com os estudantes sobre os impasses do direito constitucional no Brasil, sobre as dificuldades em que vivemos e entender que sempre precisamos continuar a refletir”, disse.

Para o público formado, em sua maioria, por estudantes dos primeiros períodos de Direito, a conferência foi enriquecedora. “É uma experiência muito válida para a gente que está começando o curso ter uma palestra com o governador, porque ele sabe muito”, disse Beatriz Matos, estudante do 2º período de Direito da UEMA. “É bom ter um pouco de contato com a experiência dele, uma pessoa tão importante na história do nosso Estado e para a política atual do Brasil”, acrescentou.

Para o reitor Gustavo Pereira da Costa, momentos como a VI Jornada de Direito ajudam a ampliar o campo de conhecimento dos jovens estudantes. “Tivemos o privilégio de ter a palestra magna do governador, revivendo seus tempos de professor de Direito, abrilhantando essa aula inaugural para os nossos estudantes e apresentando uma visão contemporânea sobre o direito constitucional, processual, e para nós da UEMA é uma honra muito grande realizarmos esse evento com a presença de tanta gente, tantos estudantes, e também do governador do Estado”, concluiu.

Redação: Lucas Vieira
Foto: Edson Presidente