Alunos de veterinária fazem ação de conscientização em shopping de São Luís

Por em 4 de dezembro de 2017

WhatsApp Image 2017-12-04 at 10.25.22Os alunos da disciplina de Farmacologia, do curso de Medicina Veterinária, realizaram, nesse sábado (2), uma ação de conscientização a respeito da medicação de animais, dentro do Shopping da Ilha, em São Luís. Cerca de 200 pessoas passaram pelo espaço montado pelos estudantes.

Segundo eles, a iniciativa ocorreu por conta de preocupação com os donos dos pets que, sem orientação, podem tomar a precipitada decisão de, ao invés de recorrerem a um médico-veterinário, optarem pelo uso indiscriminado de medicamentos em cães e gatos. Ou seja, medicação sem prescrição de um profissional capacitado.

Para piorar essa situação, na maioria das vezes recorrem a medicamentos encontrados em casa, muitas vezes de uso humano. “Nos preocupou a venda de medicamentos sem a prescrição médica. Esses medicamentos podem virar um veneno. É comum esse risco da medicação inadequada poder afetar não só os animais como até as crianças que convivem nesse ambiente”, explicou o professor Evaldo Monteiro, da disciplina de Farmacologia, que acompanhou os mais de 35 alunos nessa mobilização.

Para chamar atenção, umas das alunas se fantasiou inspirada em um dálmata e uma mesa repleta de brindes foi colocada à disposição de quem parasse para ouvir o alerta dos estudantes. “É muito comum que as pessoas achem que o medicamento humano nos animais. Mas é tudo diferente. Os efeitos não são os mesmos e isso pode complicar a saúde do animal”, explicou Karine Borges.

“O feedback das pessoas está sendo muito positivo. Elas relataram que medicavam seus animais, alguns dos bichos quase morreram e que as pessoas perceberam que o medicamento humano pode ser tóxico aos animais. Então, pudemos fazer esse alerta e estamos muito satisfeitos com esse retorno”, completou a aluna Mysma Alves.

Redação: Lucas Vieira
Fotos: Luís Paulo