Cadetes do CFO Bombeiro testam conhecimento durante Simulação de Salvamento Veicular

Por em 12 de dezembro de 2017

DSC_0034Na manhã de ontem (11), no estacionamento do Restaurante Universitário – Campus Paulo VI, foi realizada uma simulação de Salvamento Veicular pelos cadetes do Curso de Formação de Oficiais Bombeiro Militar (CFO/CBMMA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

A atividade é parte prática da disciplina Salvamento Veicular e objetiva preparar os futuros bombeiros a enfrentarem situações reais de resgate das vítimas de acidente, controle de incêndio e primeiros socorros, com rapidez e segurança.

Mais de 70 alunos do CFO/CBMMA participaram da atividade, que também foi acompanhada pela comunidade acadêmica do Campus Paulo VI presente no local.   DSC_0010

Para o diretor do Curso, Mauro Sérgio Pinto, esse momento oportuniza aos cadetes colocarem em prática os conhecimentos aprendidos em sala de aula. “Mobilizamos toda uma estrutura para comprovar tudo que foi feito em sala de aula. Tentamos estabelecer um maior nível de realidade possível. A disciplina é do último ano do Curso, então é o momento certo para testar os conhecimentos adquiridos até aqui”, apontou.

Já o coordenador do CFO, Capitão Mário Soares Cunha, que representou o comandante da Academia, Coronel Costa Filho, falou que a atividade dá uma amostra à sociedade do trabalho executado pelo Corpo de Bombeiros.

“A simulação demonstra a importância do trabalho do Corpo de Bombeiros, dando visibilidade ao que é feito, além de conscientizar as pessoas sobre algumas técnicas que são utilizadas para manter a vítima com vida e em segurança até chegar ao hospital. O dever do Corpo de Bombeiros com a sociedade é estar sempre pronto para servir a população”, enfatizou.

Esta foi primeira experiência desse tipo para o cadete Pinheiro, um dos alunos do 5º período do CFO Bombeiro.

“Hoje, tivemos um grande aprendizado. A magnitude do evento é reflexo disso. Esta experiência serve como um primeiro passo para enfrentar uma situação real e saber como agir. Então, o aprendizado é imensurável e de grande valia para nós, futuros profissionais, que teremos que prestar o melhor serviço para a comunidade”, concluiu.

Por: Débora Souza

Fotos: Rafael Carvalho