Seminário encerra Programa Mais Extensão em Jenipapo dos Vieiras

Por em 26 de dezembro de 2017

Encerramento do Programa Mais Extensão em Jenipapo dos Vieiras. Foto: Divulgação.

No último dia 21 de dezembro, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) encerrou, em grande estilo, o Programa Mais Extensão no município de Jenipapo dos Vieiras.

Objetivando a formação de professores para Jenipapo dos Vieiras, o evento contou com a participação de professores da UEMA e dos extensionistas, onde ambos discutiram, por meio de um seminário, o resgate das práticas de leitura como ferramenta de prevenção e o combate ao déficit escolar na Rede Municipal de Ensino.

O seminário buscou, ainda, fortalecer o vínculo entre a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEXAE) e coordenadores, professores, gestores e a sociedade, por meio da exposição de oficinas produzidas em sala de aula.

Os professores de Jenipapo dos Vieiras demonstraram as possíveis metodologias favoráveis à prática educativa voltadas para a leitura.

“Em Jenipapo dos Vieiras, foram plantadas algumas sementinhas que se regadas e bem cuidadas em meados de 2018, estarão dando seus primeiros frutos. Não há o impossível quando se acredita na força da educação. Não há o que temer quando se tem amor e determinação”, comentou a coordenadora colaborada do projeto, Ana Patrícia Sampaio Pereira.

Mais Extensão no município de Jenipapo dos Vieiras. Foto: Divulgação.

Também estiveram presentes no seminário o professor Dr. Joel Manoel Alves Filho, Diretor do Centro de Estudos Superiores de Barra do Corda (CESBAC), a vice-prefeita Antônia Clerismar Fernandes Almeida (representando o prefeito de Jenipapo dos Vieiras) e o Secretário de Educação de Jenipapo dos Vieiras, Adizon Alves da Costa Barroso.

Sobre o Programa Mais Extensão

O Programa Mais Extensão é uma ação de Extensão Universitária realizada pela UEMA, que faz parte do Plano Mais IDH do Governo do Estado do Maranhão. Ao todo, participam do Programa 43 equipes de alunos e professores, realizando ações em 20 municípios. As atividades compreendem áreas de produção e renda, educação e saúde.

As ações são executadas nos período não letivos, enquanto que no período letivo as equipes e a coordenação do programa realizam o planejamento das atividades que serão executadas. As equipes contam com a parceria da prefeitura municipal, que disponibiliza alojamento e alimentação.

Voltado para a educação, o Mais Extensão permite aos extensionistas e coordenadores uma nova visão de como trabalhar com a criança, proporcionando métodos educativos significativos a serem trabalhados em sociedade

Por Gustavo Sampaio.