UEMA receberá os projetos “Mais Saúde” e “Mais Saúde Animal” no Campus Paulo VI

Por em 1 de dezembro de 2017

IMG_6949O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Saúde do Estado (SES), e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realizarão, no próximo sábado (02), das 8h às 17h, na Cidade Universitária Paulo VI, o projeto “Mais Saúde” com o objetivo de fortalecer os serviços oferecidos à população da Cidade Operária e Região, na área da atenção básica e, ainda, atendimento médico especializado.

A ação é um serviço itinerante que oferecerá consultas médicas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra e dermatologista; serviços de imunização, testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis, exames preventivos e diagnósticos. Além disso, o “Mais Saúde” também ofertará avaliação oftalmológica para diagnósticos de glaucoma e catarata; orientações sobre nutrição, tabagismo, diabetes e hipertensão, como aferição de pressão e glicemia.

Durante a ação será oferecido também, o serviço de emissão do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), atualização da carteira vacinal e avaliação da saúde bucal. Os serviços do Viva estarão à disposição na emissão de documentos como identidade, CPF e antecedentes criminais.

O Mutirão visa o fortalecimento da atenção primária na saúde. Para participar, a população só precisa apresentar documento de identificação com foto e cartão do SUS e ter em mãos a carteira de vacinação.

IMG_6951Na ação deste final de semana, acontecerá simultaneamente, no Hospital Veterinário da UEMA, o projeto “Mais Saúde Animal” que oferecerá vários serviços gratuitos para cães e gatos, tais como: consultas, castrações de cães e gatos, vacinação antirrábica e teste de leishmaniose em cães. Na oportunidade, o “Mais Saúde Animal” terá também, um stand de adoção.

Além disso, às 11h, será realizado, o “Cãocurso”, no qual serão premiadas as seguintes categorias: o cão mais parecido com o dono; a fêmea mais elegante; a look mais criativo e o macho mais posudo.

Para realizar as inscrições é necessário 2 kg de ração para cães ou gatos, em pacotes lacrados. Elas poderão será realizadas no HUV/UEMA no dia da ação.

Por: Karla Almeida