Fundador da Escola de Administração da UEMA é recebido na Reitoria

Por em 25 de janeiro de 2018

DSCN8524O reitor Gustavo Pereira da Costa recebeu, na sala de reunião da Reitoria, na manhã desta quinta-feira (25), o Prof. Dr. João Geraldo Bugarin, fundador e primeiro diretor da Escola de Administração da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no período de 1966 a 1968.

Durante a visita de cortesia, o reitor fez uma explanação sobre a universidade de hoje, mostrando os avanços da instituição nos últimos anos. Ele disse que a UEMA, conta, atualmente, com 18 campi implantados nos municípios mais estratégicos do Estado do Maranhão, com um ambicioso projeto de ensino de graduação presencial e a distância, além das atividades de extensão, pesquisa  e programas de pós-graduação. O professor ainda destacou avanços importantes da instituição nas áreas tecnológica, construção e melhoramento da malha viária no campus Paulo VI.

Para o reitor, a visita de Bugarin foi um marco, por tudo que ele representa na história da universidade, que começou há muito tempo com a Escola de Administração. “Como reitor e também egresso do Curso de Administração, estou muito satisfeito de viver este momento, de ter o professor Bugarin visitando a nossa universidade e olhando os caminhos desta instituição que ele ajudou a criar”, disse Gustavo.

Ao comentar sobre sua visita à UEMA, o professor Bugarim destacou a gênesis da instituição. Ele DSCN8517disse que, como este ano, o Curso de Administração completa 50 anos de fundação, o propósito é discutir com a atual gestão da universidade, um evento para celebrar essa data tão importante. “Estou realmente surpreendido com a expansão da UEMA no território maranhense. Para mim, é motivo de muito orgulho, saber como aquela criança que eu ajudei a criar se transformou num adulto tão próspero”, declarou Bugarin.

Em 22 de dezembro de 1966, o Poder Legislativo do Maranhão, através da Lei nº 2.728, autorizou o Poder Executivo a criar a Escola de Administração Pública do Maranhão (EAPEM), sob a forma de autarquia educacional vinculada à Secretaria de Estado de Administração. A finalidade era formar recursos humanos para atuar na Administração Pública do Estado, tanto a nível superior, como também nível técnico.

Apesar de ser autorizada em 1966, o curso começou a funcionar em 1968, autorizado por meio do Decreto nº 1, de 3 de Janeiro de 1968, emitido pelo Conselho Estadual de Educação. O curso foi arquitetado sobre os pilares do rigor científico, responsabilidade política e engajamento democrático de diferentes setores da sociedade.

Participaram do encontro, o professor titular do Departamento de Economia da UNB, Maurício Bugarin, filho do professor Geraldo Bugarin e a assessora da Reitoria, Euda Batista.

Texto: Alcindo Barros